Espaço ou conjunto das comunidades de redes de comunicação entre computadores, nomeadamente a Internet.
Ou seja, a Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais. Ela é o que se vive hoje. Home banking, cartões inteligentes, voto eletrônico, pages, palms, imposto de renda via rede, inscrições via internet, etc.
Cibercultura e o impacto na sociedade. Os avanços tecnológicos moldam todos os costumes sociais, criam novas perspectivas em diversas áreas e modificam muitos hábitos humanos. ... Toda essa evolução é produto do próprio avanço do conhecimento humano e suas descobertas, logo, apresenta fatores positivos e negativos.
A cibercultura começou a se fazer presente na vida das pessoas comuns, já na década de 80, com a introdução dos microcomputadores pessoais e portáteis. As telas dos computadores estabeleceram uma interface entre a eletricidade biológica e tecnológica, e entre o utilizador e as redes.
Porque a internet une pessoas dos mais diversos backgrounds e faz com que elas tenham acesso a uma série de conhecimentos, nasceu a palavra cibercultura. ... Também podemos dizer que os padrões de interação entre pessoas, particulares à Internet, ajudam-nos a construir um novo modelo de sociedade.
A cibercultura também se faz presente na educação por meio de múltiplas linguagens, múltiplos canais de comunicação e em temporalidades distintas. As interfaces da Web 2.
Assim, a Cibercultura é a influência das tecnologias na cultura como um todo, como se vê com ênfase na atualidade. ... 17), Cibercultura é “o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço”.
Segundo as pesquisas, os jovens que mais se expõem na rede são filhos de pessoas que não respeitam a privacidade deles no mundo real - leem os diários, checam as ligações e mensagens dos celulares e não constroem uma relação de confiança e de respeito.
Cibercultura é a cultura que surgiu a partir do uso da rede de computadores, e de outros suportes tecnológicos (como, por exemplo, o smartphone e o tablet) através da comunicação virtual, a indústria do entretenimento e o comércio eletrônico, no qual se configura o presente, já que a cultura contemporânea é marcada ...
Na prática, a Internet molda a comunicação entre os jovens com os seguintes aspectos: excesso pessoalidade - na verdade, podemos notar que a comunicação entre os jovens envolve palavras abreviadas, curtas e de interpretação rápida. Exemplo: Abç p td. Esta é a forma abreviada da frase "Abraço para todos".
A Internet oferece uma gama de possibilidades que vai do lazer e pesquisa escolar à interligação das redes terroristas. Portanto, o usuário faz a todo instante escolhas a respeito de quais conteúdos são acessados e quais não são.
A juventude é como um espelho retrovisor da sociedade. Mais do que comparar gerações é necessário comparar as sociedades que vivem os jovens de diferentes gerações. Ou seja, em cada tempo e lugar, fatores históricos, estruturais e conjunturais determinam as vulnerabilidades e as potencialidades das juventudes.
Na juventude, o excesso de tecnologia faz com que o indivíduo passe a maior parte do tempo interagindo virtualmente, o que afeta o desenvolvimento e faz perder outras experiências sociais importantes. ... Por conseguinte, muitos jovens acabam substituindo a vida social pela online com muita naturalidade.
As adolescentes geralmente querem pesar menos, enquanto os adolescentes querem ser maiores e mais fortes. ... Muitas pessoas são suscetíveis a influências negativas da mídia social que podem afetar sua auto-estima, imagem corporal e relação com a comida.
Entre as causas mais reconhecidas da dependência das redes sociais se encontra a baixa autoestima, a insatisfação pessoal, a depressão ou hiperatividade e, inclusive, a falta de afeto, carência que muitas vezes os adolescentes tentam preencher com os famosos likes.
O levantamento mostrou ainda que o principal motivo pelos quais os jovens usam a internet é para acessar as redes sociais, 73%; seguido do uso para trabalhos escolares, 68%; e para a pesquisa de assuntos variados, 67%. Dos jovens entrevistados, 79% disseram ter perfil em ao menos uma rede social.
Influência negativa Pesquisas mostram que imagens de "fitspiration" (jogo de palavras em inglês que significa "inspiração fitness") em especial - que normalmente apresentam pessoas bonitas fazendo exercícios, ou pelo menos fingindo fazer - podem fazer com que você tenha um julgamento mais rígido de si mesmo.
Pesquisas sugerem que jovens usuários frequentes de mídia social gastam mais do que duas horas por dia com o uso de redes sociais como Facebook, Twitter ou Instagram irão, provavelmente, relatar problemas de saúde mental, incluindo sofrimento psicológico.
Um impacto enorme, uma influência de grande proporção, pois atualmente os conteúdos postados nas redes sociais podem influenciar a moda, criar novos estilos de se vestir e de se comportar, ditar novos valores e mudar uma geração. ... Histórias de jovens que denegriram as sua imagem nas redes sociais são infinitas.
Resposta. A internet pode influênciar de maneira positiva, assim como informar o usuário, ajudar nas suas atividades cotidianas,ajudar na sua formação, ajudar na sua comunicação e no seu entendimento psicológico,ajudar financeiramente (a internet pode ser local de trabalho) entre outros mais especificos.
7 problemas das redes sociais na vida dos jovens
É óbvio que traz benefícios, sim. Mas devem ser usadas com moderação. O uso descontrolado, sem ponderar o prejuízo às demais atividades é que é prejudicial e ainda pode viciar. Viciados em redes sociais preferem a vida on-line à vida real; perdem o discernimento do que está acontecendo ao seu redor.
Uma desvantagem que provavelmente todos nós sentimos com as redes sociais é a perda de concentração, e a procrastinação. São tantas informações, tantas novidades o tempo todo, que muitas vezes acessamos uma rede social por um fim específico e nos perdemos em outras coisas que nos chamaram a atenção.
Conheça os 5 benefícios das redes sociais e leve-os para a sua indústria