Como fazer um quadro comparativo: 3) Construa uma tabela com as colunas (verticais) necessárias à quantidade de assuntos ou tópicos; e com linhas (horizontais) necessárias à quantidade de elementos, conceitos ou ideias que serão comparados; 4) Preencha as informações de maneira sintetizada.
É o trabalho que uma pessoa realiza quando vai ao psicanalisata, para se conhecer melhor, para entender-se emocionalmente e curar-se de suas neuroses, sem auxílio de drogas farmacológicas.
Significado de elaborar Fazer ou ordenar cuidadosamente: elaborar uma estratégia. Fazer com que fique mais rebuscado ou complexo: é necessário elaborar mais o projeto.
Quadros
Quadro de referência é a combinação entre a teoria e a metodologia que será empregada para a pesquisa científica a ser desenvolvida. Assim, o quadro de referência consiste em um sistema lógico que permite o enfrentamento do problema-chave.
O que é um quadro? De acordo com a ABNT, os quadros são considerados ilustrações, sendo utilizados para apresentar conteúdos teóricos, como comparações, classificações e dados numéricos sem tratamento estatístico. Geralmente, os quadros apresentam dados qualitativos.
A legenda, quando se referir a uma obra de arte, deve apresentar a ficha técnica completa:
Word
A fonte dos dados deve ser inserida na parte de baixo da tabela.
Formatação para fonte e legenda de imagem ABNT
O formato padrão de colocar fonte em imagens retiradas da internet, seguindo as normas ABNT é o seguinte:
A fonte deve ser sempre mencionada, inclusive quando a elaboração for do próprio autor. Veja um exemplo: Figura 1 - "The next projected sound of '67" trazia o primeiro single lançado pelo Pink Floyd. Fonte: Página do Pink Floyd no Facebook¹.
Como referenciar tabelas nas normas ABNT Traduzindo, o título deve ser centralizado na parte superior, composto pela palavra “tabela” seguida do número de ordem, um “―” travessão, finalizando com sua descrição. Caso a tabela tenha sido retirada de algum local, a fonte deve ser citada no canto inferior esquerdo.
Figuras de autoria própria As figuras criadas pelo próprio autor não necessitam obrigatoriamente de credit lines, mas pode ser apropriado fazer essa menção se as restantes figuras do trabalho fazem referência à fonte, bastando colocar "Figura do autor" ou "Imagem do autor".