Se com etanol o veículo roda 7 km/l e com gasolina, 10,5 km/l, o resultado da conta será de aproximadamente 0,67. Isso quer dizer que, no seu carro, o álcool rende o equivalente a 67% da gasolina. ... Se o resultado for menor que 0,67, vale a pena abastecer com álcool. Se der exatamente 0,67, tanto faz o combustível.
Bem, para ser mais vantajoso, o álcool precisa ser equivalente a 70% (ou menos) do valor por litro da gasolina. Ou seja, se o resultado final dessa multiplicação for 2,95, só valerá a pena abastecer com etanol se o preço estiver menor do que isso.
O cálculo básico para se descobrir se o álcool é vantajoso ou não em relação à gasolina é simples. Basta dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, o derivado da cana-de-açúcar é o melhor para abastecer. Se for maior que 0,7, então a gasolina é melhor.
Mas, além de não ser muito prático, ele não é muito seguro. Já o fogão a gás é um grande aliado na cozinha. ... Além disso, um fogão a lenha ocupa um espaço muito maior na cozinha e ainda exige uma boa quantidade de apetrechos e materiais para o acendimento do fogo e a dispersão da fumaça.
Para você fazer o cálculo do preço do combustível, use a fórmula: Combustível necessário para a viagem X valor de preço médio do combustível. Usando o exemplo acima, a fórmula ficaria a seguinte: 20 x 4,10 = R$82,00. Sendo assim, o valor necessário para o combustível seria de R$82,00 para percorrer 200 quilômetros.