BF Skinner mais tarde acrescentou os conceitos de reforço e punição em sua teoria do condicionamento. Reforço e punição podem ser positivos ou negativos, uma ideia que às vezes causa confusão. Reforço ou punição positiva envolve a adição de uma consequência, enquanto punição ou reforço negativo remove um estímulo.
Como usar o reforço positivo
Atividade. Existem dois tipos de reforço: o positivo e o negativo. O positivo, consiste na apresentação de um estímulo agradável ou recompensador após a ocorrência da resposta. O negativo, consiste em retirar um estímulo aversivo ou desagradável após a ocorrência da resposta.
O Reforço Reforço é um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer. Novamente temos uma relação entre organismo e seu ambiente, na qual organismo emite uma R (comportamento) e produz alterações no ambiente. ... (relação casual entre organismo X mundo.)
O behaviorista metodológico não nega a existência da mente, mas nega-lhe status científico ao afirmar que não podemos estudá-la pela sua inacessibilidade. O behaviorista radical nega a existência da mente e assemelhados, mas aceita estudar eventos internos.
Após Watson, temos outro importante pesquisador da mesma linha: B.F. ... Skinner afirmou que todo comportamento humano poderia ser moldado ao se controlar os estímulos do meio ambiente. De acordo com sua teoria, seria possível criar ou excluir comportamentos ao inserir ou eliminar estímulos no meio ambiente.
O behaviorismo restringe seu estudo ao comportamento (behavior, em inglês), tomado como um conjunto de reações dos organismos aos estímulos externos. Seu princípio é que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável.
O Behaviorismo compreende uma corrente da psicologia que tenta explicar o comportamento como influencias dos estímulos do meio. ... Para esta corrente o ser humano se resume às contingências observáveis.
A principal contribuição de Skinner para a Psicologia foi o conceito de Comportamento Operante que descreve um tipo de relação entre as respostas dos organismos e o ambiente.
O BEHAVIORISMO E SUA CONTRIBUIO PARA A EDUCAO A educao um processo social cujo papel ensinar aos indivduos, no presente, comportamentos que sero adequados, em um tempo futuro, para garantir a cada um e a todos, as melhores chances de sobrevivncia no mundo, isto , uma vida pessoal e social de boa qualidade e feliz.
Comportamento social, assim, envolve o que Skinner (1953, pp. 201, 229, 310; 1957/1992, p. ... Consideramos comportamento social, portanto, qualquer contingência tríplice cujas consequências são mediadas pelo comportamento operante de outro(s) indivíduo(s).