Significado de Muamba substantivo feminino Furto de mercadorias de navios ancorados, ou de armazéns da alfândega.
1 falcatrua. 2 contrabando, fraude, pechinchar, roubo, trapaça, velhacaria.
Significado de manjar Iguaria sofisticada, apetitosa. [Figurado] Tudo que alimenta, deleita, engrandece, vigora o espírito ou a alma.
1. Deter ou interromper no seu curso. 2. Não deixar chegar ao seu destino.
Pessoa que habitualmente faz contrabando.
Interromper o curso ou o movimento de algo. Confrontar: interceptar . Dupla grafia pelo Acordo Ortográfico de 1990: intersetar. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: intersectar.
Significado de Interceptar Causar a interrupção de: interceptaram o contato com os reféns. Confiscar aquilo que pertence a outra pessoa; apreender: interceptar cargas desviadas; interceptar uma carta, uma mensagem.
A interceptação em x é onde uma reta cruza o eixo x, e a interceptação em y é o ponto onde a reta cruza o eixo y. Analisar as interceptações nos ajuda a fazer o gráfico de equações lineares.
Ao calcularmos os pontos de intersecção entre duas funções, estamos simplesmente calculando os valores para x e y que satisfazem simultaneamente as duas funções. Dada a função y = x + 1 e y = 2x – 1, iremos calcular o ponto de intersecção das funções.
Os interceptos de uma função são os valores de x quando f(x) = 0 e o valor de f(x) quando x = 0, correspondendo aos valores das coordenadas de x e y onde o gráfico da função cruza os eixos x e y.
O ponto de interseção entre duas retas, ou ponto de encontro, pode ser obtido igualando as equações relativas a elas ou resolvendo o sistema formado. Uma reta é um conjunto de pontos que não faz curva.
A distância entre um ponto e uma reta é calculada unindo o próprio ponto à reta através de um segmento, que deverá formar com a reta um ângulo reto (90º). Para estabelecer a distância entre os dois necessitamos da equação geral da reta e da coordenada do ponto.
Equação fundamental da reta Se a reta é paralela ao eixo x, m = 0 e a equação da reta será representada por y = yA. Se a reta é paralela ao eixo y, todos os pontos da reta têm a mesma abscissa e a equação será representada por x = xA.
O coeficiente linear n é o valor da ordenada quando x = 0. Isso significa que n é o valor de y para o ponto em que a reta intercepta o eixo y. Graficamente, para encontrar o valor de n, basta encontrar o valor de y no ponto (0,n).
Podemos encontrar uma equação da reta r conhecendo a sua inclinação (direção), ou seja o valor do ângulo θ que a reta apresenta em relação ao eixo x. O coeficiente angular m também pode ser encontrado conhecendo-se dois pontos pertencentes a reta.
Como devemos encontrar um ponto P no eixo OX, devemos ter P(x,0), ou seja, y = 0. Usando qualquer um dos pontos, a distância é 5, mas, extraindo-se raiz negativo - no caso do número -2, a resposta já não pertence ao conjunto dos reais.
Para determinarmos a equação da reta que passa pelos pontos A = (2,6) e B = (5,12), vamos substituí-los em y = ax + b. {5a + b = 12. Da primeira equação, podemos dizer que b = 6 - 2a. a = 2, que é o coeficiente angular.
Logo concluímos que a equação da reta que passa pela origem do plano cartesiano é y = a x . Neste caso temos a reta y=x. Ou seja , a reta formada pelos pontos (x,x). Neste caso temos uma reta com declividade menor que a reta y=x, pois se 0