Quemós ( /kimdoɒʃ/; em hebraico: כְּמוֹשׁ; em acádio: 𒅗𒄠𒈲 Kâmuš) era uma divindade moabita cuja ira se aplacava com sacrifícios humanos. A tradição judaica informa que essa divindade era adorada sob o símbolo de uma estrela negra. Ele é atestado na Pedra Moabita e na Bíblia.
A religião moabita era politeísta. O deus principal era Quemos (Jr 48:13), cujo nome surge na Pedra Moabita (linhas 3, 5, 9, etc.)
O nome Naomi tem origem no hebraico Na'omiy, Naomi, que quer dizer “agradabilidade, amenidade, deleite”, também está relacionado com o árabe na'ima, que significa “era agradável”.
Esse livro da Bíblia deriva seu nome de um dos seus personagens principais, Rute (cujo nome significa "amizade"), a moabita. A narrativa mostra como Rute se tornou uma ancestral de Davi por meio do casamento de cunhado com Boaz, em favor de sua sogra, Noemi.
O fato complicante é que Edom e Israel partilham a mesma linhagem sanguínea, pelos seus fundadores - que eram dois irmãos, Jacó e Esaú. Por este tratamento inaceitável a um parente, Edom será coberta de vergonha e destruída para sempre. ... O versículo 18 afirma que "ninguém mais restará da casa de Esaú".
Obadias 1:10–16 Edom será cortada e destruída por causa de sua crueldade com Judá.
Obadias, também chamado de Abdias na Bíblia católica, (em hebraico: עבדיה, Ovadyah, "Servo de Javé") é um profeta da Bíblia hebraica (na tradição cristã, parte do Antigo Testamento), considerado um dos "Profetas Menores" (o quarto, na ordem do cânone hebreu e na Vulgata, e o quinto na Septuaginta).
Malaquias
Os livros do Antigo Testamento aceitos por todos os cristãos como sagrados (chamados protocanônicos pela Igreja Católica) são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, ...