Conceito de História, História e a experiência, os Sujeitos Históricos, as durações do tempo histórico, a linha do tempo, as Fontes históricas, a História e as Ciências Humanas.
O Ensino de História nos Anos Iniciais possibilita as crianças o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo, fazendo com que estes tenham sua própria maneira de pensar, sua forma de olhar o mundo que o cerca e dar suas opiniões a respeito dos acontecimentos.
2- Ensine a partir da data de aniversário dos alunos Peça para que pesquisem, em jornais, fotografias, livros e outras fontes, os acontecimentos que ocorreram no dia e na cidade (estado ou país) que nasceram. Instrua os alunos a delimitarem a busca a, no máximo, três eventos, para que não percam o foco da pesquisa.
[...] o objetivo fundamental da História no ensino fundamental, é situar o aluno no momento histórico em que vive [...]. ... A consciência histórica é o objetivo central para que o aluno possa estabelecer conexões entre a história, a vida prática e a aprendizagem.
Estudar História e Geografia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental resulta em uma grande contribuição social. O ensino da História e da Geografia pode dar ao aluno subsídios para que ele compreenda, de forma mais ampla, a realidade na qual está inserido e nela interfira de maneira consciente e propositiva.
A apropriação do aprendizado de História permite ao aluno, portanto cidadão, o desenvolvimento social, cultural, crítico, científico, tornando os sujeitos de hoje, ainda crianças, futuros homens preparados para enfrentar os meios socioculturais, prontos a assumir suas ambições e responsabilidades como adultos.
Ensinar História nas décadas de 1970 e 1980: conteúdos ministrados no ensino médio. Os conteúdos das aulas de História sofreram influências das sugestões dos programas oficiais. As aulas nas séries do ensino médio, denominado na época como de 2º grau, foram reduzidas com a implantação da profissionalização obrigatória.
Somente a partir do século XIX que a história foi definida como uma disciplina, porém ainda assim era usada basicamente para mostrar os grandes feitos dos grandes homens e colocar na cabeça dos educandos a formação moral e cívica e criar uma identidade nacional. ...
As pesquisas giram em torno da produção do conhecimento histórico por parte dos alunos e professores, e da formação da consciência histórica e sua relação com a cidadania; sobre o código disciplinar da História, como os manuais de alunos e professores, bem como a própria prática de ensino26.
De acordo com os PCN, o ensino de História é portador da possibilidade de levar o aluno a estabelecer relações e produzir reflexões sobre culturas, espacialidades e temporalidades variadas através da construção de noções que contemplem os seus valores e os de seu grupo, desenvolvendo para isto relações cognitivas que o ...
A História como disciplina escolar surgiu na Europa, nos fins do século XIX e através dos tempos teve, e continua tendo, papel relevante na formação e preparação dos sujeitos para a vida social, através de suas experiências didáticas, o ensino de História auxilia na construção da democracia e da cidadania.
A importância do ensino de História no Ensino Fundamental I contribua para a construção de um aluno critico e reflexivo acerca dos fatos e acontecimentos da realidade. A análise dos dados evidenciou uma disciplina sem atrativo pelos alunos e sem formação crítica a respeito do aluno com ser histórico em sociedade.
O Professor de História é um profissional com diploma de nível superior em História, na modalidade licenciatura, que está apto a lecionar essa disciplina em escolas e universidades. ... O mercado para professores em geral oferece boa empregabilidade em todo o País.