Videira. A videira, vinha ou parreira é uma trepadeira da família das vitáceas, com tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes e repartidas em cinco lóbulos pontiagudos, flores esverdeadas em ramos, e cujo fruto é a uva.
A poda deve ser feita no período de dormência da planta, final do inverno ou início da primavera. Para identificação desse período, a videira deverá estar quase sem folhas. Deve-se contar 12 gemas a partir do enxerto e podar em forma de bisel com uma tesoura de poda afiada e esterilizada em fogo brando.
Cuidando da muda: Os cuidados com a formação da planta deverão serem bem planejados e colocados em prática no início da brotação. Após 20 – 40 dias do plantio, você deve eliminar o excesso de ramos e folhas laterais que irão surgir na sua planta.
Apesar de a parreira não exigir muita adubação, é recomendada a colocação de adubo orgânico de boa qualidade (composto orgânico) em torno do pé de uva uma vez por ano, preferencialmente a partir da brotação.
Todo ano, após a poda produção, deve ser feito uma adubação de produção, ou seja, é preciso dar nutrientes para que a videira produza mais cachos. Essa adubação deve ser feita utilizando-se o NPK granulado formulação no pé da planta.
Listamos 5 passos simples para você começar a fazer compostagem doméstica:
Faça vários furos de drenagem no fundo de um dos potes de sorvete, cubra com terra e adicione as cascas de legumes, verduras, folhas secas, restos de comida já triturados. Em seguida, cubra todas as cascas com terra, tampe e pronto.
Como fazer:
12 alimentos que podem virar adubo