metamorfismo. Processos de transformações mineralógicas, texturais e estruturais de uma rocha pré-existente ou protólito sob a ação de variáveis temperatura e/ou pressão (litostática, dirigida e/ou de fluidos) sem mudança química significativa e no estado sólido.
Significado de Metamórfico adjetivo Geologia Relativo ao metamorfismo. Rochas metamórficas, grupo de rochas resultantes da transformação, pelo metamorfismo, de rochas sedimentares ou endógenas, preexistentes.
Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).
Qualquer estrutura planar de uma rocha metamórfica que pode ser originada durante os processos de metamorfismo.
xistosidade. Estrutura penetrativa de minerais recristalizados segundo orientação preferencial em planos e/ou linhas (xistosidade planar e/ou linear). O têrmo xistosidade é mais usado para xistosidade planar.
Pode ser formada pelo metamorfismo do granito, ou de rochas sedimentares quartzo-argilosas. O gnaisse frequentemente exibe bandamento distinto, composto por leitos de coloração clara, contendo quartzo e feldspatos, intercalados com leitos que contém minerais mais escuros, como biotita e anfibólio.
Diferença entre xistosidade e clivagem: A clivagem se difere da xistosidade porque se refere à característica do mineral em se romper produzindo superfícies planas definidas e paralelas entre si. Desenvolve-se em planos de fraqueza do mineral e evidencia a estrutura cristalina do mesmo.
Qual a razão de se ter um custo mais elevado para o polimento de um quartzito em relação ao mármore? Resp.: O custo é maior, pois pelo principal componente do quartzito ser o quartzo, material duro e resistente, há a complicação do polimento que exige um esforço maior.
O xisto é uma camada de rocha sedimentar, originada sob temperaturas e pressões elevadas, contendo matéria orgânica disseminada em seu meio mineral. Consiste numa fonte energética não renovável. ... Para a obtenção desse óleo é necessária a extração do betume existente na rocha.
O petróleo de xisto é extraído através de pirólise, hidrogenação ou dissolução térmica do xisto betuminoso. A pirólise da rocha é realizada numa retorta.
DIRETO AO PONTO. O xisto betuminoso é uma rocha sedimentar e porosa, rica em material orgânico. Em suas camadas, é possível encontrar gás natural semelhante ao derivado do petróleo, que pode ser destinado para o uso como combustível de carros, geração de eletricidade, aquecimento de casas e para a atividade industrial.