O processo de fundição por cera perdida consiste na produção de uma peça piloto em metal, cera ou plástico, que será utilizada como modelo base para a reprodução em série. Com esse modelo é reproduzido um molde de borracha.
A fundição é um dos processos mais antigos e também um dos mais versáteis, principalmente quando se considera os diferentes formatos e tamanhos das peças que se pode produzir por esse processo. Vantagens e desvantagens: Sua principal vantagem é obter, de maneira econômica, peças de geometria complexa.
O processo mais utilizado para se fundir uma escultura de bronze é o chamado método da cera perdida, no qual o artista começa fazendo um modelo da obra em tamanho real em argila. A partir desse modelo, confecciona-se um molde com material próprio.
Resposta: A Cabeça de Bronze de Ife, or Cabeça Ife, Ori Olokun é uma das dezoito esculturas de liga de cobre que foram desenterradas em 1938 em Ifé na Nigéria, o centro real religioso e antigo do povo [[IorubásIoruba]. Acredita-se que essa escultura represente a principal ancestral do povo iorubá, Oduduwa.
Resposta. Resposta: Ifé é particularmente famosa hoje em dia por suas magníficas esculturas de metal produzidas por seus artífices, que incluem figuras humanas de olhar sereno, esculpidas com tanto talento, que os europeus uma vez erroneamente consideraram que aquele seria o trabalho de outra civilização.
A cultura iorubá prevê a educação da criança pela família toda. Na sociedade tradicional, a criança é colocada com um mestre de qualquer ofício especificado pelos deuses para ele ou ela. Ou ele pode ser levado para a profissão do pai, no caso de um menino, ou da mãe, no caso de uma menina.
Definição. Ifé (também conhecida como Ile-Ife) foi uma antiga cidade africana que prosperou entre os séculos XI e XV EC onde hoje é a Nigéria, na África Ocidental. Ifé foi a capital, e o principal centro religioso Iorubá do reino de Ifé, que se desenvolveu graças ao comércio com outros reinos oeste africanos.
Ela foi o centro de dispersão, sendo reconhecida por todos os iorubás como a fonte mística do poder e da legitimidade: o lugar de onde partia a consagração espiritual (sendo o Oni, chefe de Ifé, o grande pontífice) e para onde retornavam os restos mortais e as insígnias de todos os reis.
Muitos iorubas hoje são cristãos ou muçulmanos, mas os aspectos da sua religião tradicional — um criador supremo e quatrocentos deuses (orixás) — ainda sobrevivem. Há muitos livros escritos em ioruba e essa língua é uma das três mais faladas na Nigéria.
Império de Oió
Resposta: Boa parte da população negra no Brasil veio de terras iorubás. O povo ioruba é um dos maiores grupos étnicos da Nigéria, um país africano, somando mais de 20 milhões de indivíduos no início do século XXI. ... No Brasil, esse povo foi chamado de nagô e introduziu o candomblé (uma religião afro-brasileira).