Os ataques súbitos de sono, em que a pessoa adormece sem querer enquanto dirige, conversa ou faz outras atividades normalmente entediantes, são a característica mais marcante da narcolepsia, uma doença que pode afetar gravemente a qualidade de vida do indivíduo.
Perda súbita do tônus muscular A cataplexia é incontrolável e é desencadeada por emoções intensas, geralmente positivas, como o riso ou excitação. No entanto, também pode ser causada por sentimentos como medo, surpresa ou raiva.
Os sinais e sintomas que podem ocorrer durante uma crise de catalepsia são:
A narcolepsia com cataplexia é uma patologia do sono caracterizada por sonolência excessiva durante o dia com sono incontrolável e cataplexia (perda do tónus muscular frequentemente desencadeada por emoções agradáveis).
A Narcolepsia é uma doença do grupo dos distúrbios do sono. Geralmente os profissionais mais capacitados nessa área são médicos super-especialistas em sono. Geralmente eles tem como especialidade principal a psiquiatria ou a neurologia. Especialistas em sono (neurologistas, psiquiatras).
Neurologista. Embora a apneia obstrutiva do sono seja principalmente um problema respiratório , outros distúrbios do sono, como apneia central do sono, narcolepsia e insônia, podem estar relacionados a problemas neurológicos.
Um neurologista poderá te orientar sobre o diagnóstico, solicitar exames e medicar, Se houver alguma disfunção neurológica, procederá a intervenção da maneira mais adequada. A hipnose também é um ótimo auxiliar no tratamento. A insônia é um sintoma que, de forma isolada, não define muita coisa.
Insônia — 10 dicas para dormir melhor
A melatonina é o hormônio regulador do sono secretado pelo nosso corpo. De forma mais específica, ele é produzido em uma glândula na parte central do cérebro. A substância tem como efeito promover a manutenção do nosso sono, apresentando níveis mais altos durante à noite.