A curva de solubilidade de um sal hidratado é caracterizada por um ponto de inflexão, onde há uma mudança de direção. O ponto de inflexão refere-se a uma temperatura na qual o sal hidratado perde água.
a) Qual ou quais dos pontos do gráfico representam uma solução saturada homogênea? ... d) Verifica-se pelo gráfico que o soluto tem dissolução endotérmica (com absorção de energia), pois sua solubilidade aumenta com a elevação da temperatura. Reduzindo a temperatura podemos cristalizar parte do soluto da solução D.
O coeficiente de solubilidade é uma grandeza que determina a quantidade máxima de um soluto que podemos dissolver em uma dada quantidade de solvente em certa temperatura. Imagine que você adicione 10 g de sal de cozinha (cloreto de sódio - NaCl) em um copo com 100 g de água a 20ºC.
Com base nas fórmulas estruturais dos compostos etano, etanol, ácido etanoico e metoximetano, pode-se concluir que os compostos mais solúveis em água são: a) etano e metoxietano.
A dissolução dessas substâncias é endotérmica, ou seja, acontece com absorção de calor. Já no caso do Ce2(SO4)3, onde a solubilidade diminui com o aumento da temperatura, ocorre uma dissolução exotérmica, ou seja, acontece com liberação de calor.
Estados físicos das soluções
Toda mistura é chamada de dispersão. Existem três tipos de dispersões: soluções (abaixo de 1 nm), dispersões colidais (entre 1 a 1000 nm) e suspensões (acima de 1000nm). As dispersões se referem às misturas em geral. Por exemplo, quando misturamos sal com água ou sal e areia obtemos duas dispersões.
As dispersões são classificadas em: grosseiras, colóides e soluções. A diferença entre essas dispersões está relacionada com as características das partículas dispersas.