O que causa estresse no trabalho?
5 práticas para combater o estresse ocupacional
O ISSL é composto de quatro partes, alerta, resistência, quase–exaustão e exaustão. Essa divisão tem base nos princípios de Selye (1965), quanto às fases do processo de stress.
O conceito de stress nem sempre foi o mesmo ao longo dos tempos. A origem e significado stress tem vindo a sofrer, desde o século XIV, diversas evoluções. Naquela época, segundo o vocabulário inglês, significava «pressão ou constrição de natureza física», já no século XVIII significava «pressão sobre uma pessoa».
O que é: Reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais.
O estresse oxidativo decorre de um desequilíbrio entre a geração de compostos oxidantes e a atuação dos sistemas de defesa antioxidante. A geração de radicais livres e/ou espécies reativas não radicais é resultante do metabolismo de oxigênio.
Muitas pessoas usam os termos como sinônimos – mas há uma diferença entre estresse e ansiedade. O estresse é uma resposta a um fator causador de estresse (estressor) existente. Ansiedade é a experiência contínua de estresse, que é desproporcional ao estressor ou que continua bem depois que o estressor desaparece.
A principal diferença entre estresse e ansiedade é que a primeira é o acúmulo de tensão e sentimentos quando não conseguimos lidar com uma situação que exige muito de nós. Já a ansiedade pode ser mais que um friozinho na barriga.
ANSIEDADE QUANDO DEVO ME PREOCUPAR?
Quais são os Sintomas de ansiedade?
Fobia social: medo ou ansiedade paralisante quando a pessoa é exposta em um ambiente social, ou deve fazer algo em público, como apresentar um trabalho, assinar um cheque ou sair com um pretendente. É o que as pessoas chamam de timidez patológica.
Não é preciso existir um motivo explícito ou uma situação de perigo para ativar as sensações de ansiedade. A boa notícia é que assim como ela surge “do nada”, ela também poderá ir embora “do nada” se você não transformá-la em catástrofe.