A Falha de San Andreas é uma gigantesca rachadura que marca o limite entre as duas maiores placas tectônicas do planeta. ... O atrito entre essas duas placas gera frequentes terremotos na região, o que torna a Califórnia uma das áreas de maior instabilidade tectônica do planeta.
Cálculos mais conservadores indicam que um tremor dessa magnitude nessa área específica de San Andreas poderia provocar a morte de 2 mil pessoas e deixar mais de 50 mil feridos.
movimento tangencial
Por definição, entende-se como falha geológica um fenômeno natural causado pelo movimento de duas placas tectônicas que não se aproximam e não se afastam, mas que se deslocam tangencialmente. No caso de San Andreas, essa falha é produzida pelos movimentos da Placa do Pacífico e da Placa Norte-Americana.
Os movimentos das placas tectônicas
Quando os movimentos internos da Terra são de curta duração (sob o ponto de vista geológico) e caracterizam-se pelo choque entre duas placas tectônicas distintas, dá-se o nome de orogênese, ou movimentos orogênicos. Este processo costuma ocorrer em formações geológicas recentes e instáveis.
movimento orogenicos - são movimentos internos da terra de curta duração e caracteriza pelo choque emtre duas das placas tctonicas. movimento epirogenetico - são movimentos de baixa intensidade que ocorrerm na superficie terrestre onde os terrenos são estaveis e antigos.
Os movimentos epirogênicos ocorrem quando as placas se movimentam verticalmente e eles não provocam falhas geológicas. ... A epirogênese é um processo lento e gradual, difícil de analisar e mensurar, já que ele ocorre longe das bordas das placas, em áreas continentais.
Significado de Isostasia substantivo feminino Geologia Teoria segundo a qual diversas porções da crosta terrestre se manteriam num equilíbrio relativo graças às diferenças das densidades.
Significado de Orogênico adjetivo Relativo à orogenia. Movimentos orogênicos, movimentos da crosta terrestre que dão nascimento às montanhas.
Obducção ocorre quando uma porção de crosta oceânica ou de rochas do manto é arrastada para cima da crosta continental, num limite de placas convergente, ao contrário do que ocorre no processo de subducção.
Se as duas placas envolvidas são oceânicas, uma desce abaixo da outra em um processo conhecido como subducção (Fig. 10). A litosfera oceânica da placa que está em subducção afunda na astenosfera e é por fim reciclada pelo sistema de convecção do manto.
Resposta. Resposta: Afastamento: Placa Indio Australia, Placa,Norte-Americana, Placa do Pacifico, Placa de Nazca e placa Sul-Americana.
As zonas de subducção são áreas em que o alastramento oceânico iniciado dos rifts encontra compensação, isto é, onde as placas desaparecem. Este movimento descendente provoca a fusão parcial do manto subjacente e induz vulcanismo.
A maioria das falhas transformantes ocorre no fundo do oceano, ligando dois segmentos descontínuos de cadeia meso-oceânica, denominada de tipo R-R. O deslocamento da falha representa o movimento do manto terrestre, que é vinculado à expansão dos segmentos de cadeia meso-oceânica.
Rifteamento ,em geologia, significa a designação dada às zonas do globo, onde a crosta terrestre e a litosfera associada estão a sofrer uma fratura acompanhada por um afastamento em direções opostas(movimento divergente) de porções vizinhas da superfície terrestre.
Os tipos de limites das placas tectônicas são três,sendo eles: 1)Convergentes:Ocorre quando duas placas se chocam (uma vai em direção a outra causando uma colisão). 2)Divergentes:Ocorre quando duas placas se afastam uma da outra. 3)Tangencial:Ocorre através do deslizamento de placas.
Existem três limites de placas tectônicas, elas são classificadas pela forma como as placas se deslocam umas em relação às outras. Elas podem ser classificadas em Divergentes, Convergentes e Conservativos. Esse movimento acontece quando as placas se afastam uma das outras gerando uma nova crosta oceânica.