Gollum era um hobbit cascalvas, do povo do rio, que viveu perto dos Campos de Lis. Originalmente conhecido como Sméagol, ele foi corrompido pelo Um Anel e, mais tarde, foi chamado de Gollum após o seu hábito de fazer "barulhos horríveis em sua garganta ao engolir".
Ele reivindicou o Anel para si e recusou-se a destruí-lo. Então Gollum, cuja vida Frodo poupara por piedade, atacou Frodo e arrancou o dedo que carregava o Anel com uma mordida. Gollum caiu no abismo flamejante e o Anel foi destruído.
Bombadil foi omitido da trilogia de filmes de Peter Jackson e de algumas outras versões cinematográficas e de rádio de O Senhor dos Anéis, pois é considerado não essencial para a história.
O Anel é destruído dia 25 de Março do ano seguinte, porém a guerra foi considerada terminada mesmo apenas com a morte de Saruman, em 1º de Novembro de 3019. Portanto a aventura toda dura um ano, seis meses e vinte dias aproximadamente. Em 29 de Setembro de 3021, Frodo deixa o Condado e vai para Valinor.
O livro termina com a partida para as Terras Imortais (Aman) de Gandalf, Galadriel, Elrond assim como dos hobbits Frodo e seu tio Bilbo, que, embora mortais, conquistam o direito de viver o resto de seus dias junto aos Elfos e aos Valar, como reconhecimento de sua lealdade e sacrifício durante a Guerra contra Sauron e ...
Duas trilogias. Eles são divididos em duas trilogias: a de "O Senhor do Anéis", propriamente dita, lançada entre 2001 e 2003, e a de "O Hobbit", lançada entre 2012 e 2014. Os acontecimentos da trilogia "O Hobbit" antecedem as aventuras de "O Senhor dos Anéis", mas têm alguns personagens em comum.
O Senhor dos Anéis: As Duas Torres
O anel era dourado, liso na circunferência externa, e com inscrições no alfabeto Tengwar de versos na língua proibida de Mordor. No lado externo, quando posto no fogo, aparecia escrito: Um Anel para a todos governar, um Anel para encontrá-los.
Vale lembrar que Gandaf morre após enfrentar um balrog, mas o Vala (espírito superior) permite que o mago retorne no mesmo corpo para terminar de cumprir a sua missão, deixando de ser o Cinzento, para tornar-se Gandalf, o Branco.
Passou inclusive a desejar o Um Anel para si. Se tornou mal, e automaticamente, deixou de cumprir seu papel. Ao final, apenas Gandalf se manteve firme no propósito de ajudar os homens na luta contra o mal de Sauron. Por isso, ele sabia que o poder do anel era o oposto a tudo que ele lutava.
Apenas 19 anéis foram forjados, como os Sete e os Nove que foram forjados pelos próprios Elfos com assistência direta de Sauron. Os Três, os maiores dentre os Anéis Élficos, foram forjados pelo ferreiro élfico Celebrimbor.
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014) O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001) O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002) O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)
Sauron
Lutaram sim..... só que em Erebor e naum em Gondor... a guerra se alastrava por toda a Terra-média e naum só em Gondor e Rohan...
87 anos de idade
Gimli
A seguir, um guia dos protagonistas do filme.
Após a morte de Thorin, seu primo Dáin II Pé-de-Ferro restabeleceu o Reino sob a Montanha e seus salões tornaram-se novamente belos e seu povo rico. Durante a Guerra do Anel, Erebor foi cercada por forças dos orientais, mas após a queda de Sauron, os anões e os homens de Valle eliminaram os atacantes.
1. O Senhor Dos Anéis: O Retorno Do Rei. O melhor filme dos seis, é o encerramento da saga e o primeiro filme de fantasia a ganhar o Oscar de Melhor Filme, não à toa. Na trama, as forças do Bem e do Mal se enfrentam na Guerra do Anel.
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada2012
Em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, ele foi apunhalado no ombro com uma lâmina de Morgul pelo Rei Bruxo no Topo do Vento. O ferimento quase o matou antes de ser levado por Arwen para Valfenda para que Elrond pudesse salvar sua vida – mas nunca o deixaria totalmente física ou espiritualmente.
Já em O hobbit, o diretor trouxe Galadriel (Cate Blanchett) de volta aos filmes e resolveu criar a personagem de Tauriel, interpretada por Evangeline Lilly. Se em O hobbit não deu para a produção aproveitar a tecnologia usada de O senhor dos anéis, pelo menos as perucas de alguns personagens puderam voltar ao filme.
Na época da Guerra do Anel não vivia mais nenhum anão em Moria. Balin tentou reconquistar o antigo reino, mas foi morto junto com seus aliados lá. Mas ainda viviam anões no noroeste (nas Montanhas Azuis), e no leste (em Erebor, a Montanha Solitária e nas Colinas de Ferro.)
Dáin