Planejamento Familiar é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir gravidez não planejada.
Para o exercício do direito ao planejamento familiar, devem ser oferecidos todos os métodos e técnicas de concepção e contracepção cientificamente aceitos e que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas, garantindo a liberdade de opção.
Segundo Pereira (2007), o planejamento familiar é uma tentativa de controlar o número de filhos que o casal vai ter, e o tempo entre cada nascimento. Pode ser usados métodos de contracepção que impedem temporariamente a gravidez, ou a esterilização, para evitar a gestação de modo definitivo.
Esterilização no parto A lei vigente só permite a cirurgia, nessas situações, se a mulher tiver se submetido a sucessivas cesarianas anteriores. “A laqueadura, 60 dias pós o parto ou mais tarde, implica nova internação, novo procedimento anestésico, com necessidade de recuperação e alteração da rotina.
Pela lei, quem pode fazer laqueadura?
A laqueadura pode ser realizada pelo SUS, no entanto só é permitido para mulheres com mais de 25 anos ou mulheres que tenham mais de 2 filhos e que não desejem engravidar mais.