Parestesias na mão significa dormência ou formigueiro nas mãos. Esta situação pode ocorrer se os nervos responsáveis, por transmitir mensagens do e para o nosso cérebro, se tornarem comprimidos, lesados ou irritados.
A dormência nas mãos pode ser sinal de alguns desequilíbrios no corpo, como pressão nos nervos, inflamações e problemas de circulação, ou até doenças mais graves, como AVC e infarto. Em qualquer dos casos, é importante procurar o médico e tratar o mais rápido possível.
É natural que essa sensação de falta de sangue faça procurar um cirurgião vascular, mas o médico que pode ajudar mais é o neurocirurgião, pois pode ser Síndrome do Tunel do Carpo!
Diante de qualquer dor ou desconforto na mão, a gestante deve procurar um ortopedista especialista em mãos. Ele poderá indicar o tratamento com órteses para imobilização e proteção da mão, bem como reabilitação (fisioterapia e/ou terapia ocupacional) para diminuir a dor e a dormência.
Uma reclamação muito frequente entre as gestantes, principalmente a partir do quinto mês de gravidez, é o formigamento e dormência nas mãos e pés que pode gerar muita insegurança.
Caso a dor persista por muito tempo após o parto, pode ser preciso um tratamento especial para aliviar a pressão sobre o nervo mediano, primeiro com remédios anti-inflamatórios, depois com injeções de cortisona ou, nos casos muito graves, até uma cirurgia simples, tudo dependendo da recomendação médica.
O ideal é para após uma hora e meia no máximo, dar uma levantada, se espreguiçar.
Benefícios: - Indicado para imobilização do pulso em casos de lesões, traumas ou pós-retirada de gesso. - Proporciona descanso aos movimentos do pulso, corrigindo posições viciosas e aliviando dores causadas por tendinite e tenossinovites na região.