No jantar, quando toda a família se reúne, a dona de casa, que também saiu do serviço, prepara os pratos. Costuma-se cozinhar carnes, peixes e legumes, querendo satisfazer todos os membros da família, assim como proporcionar uma refeição equilibrada.
A principal característica da culinária chinesa é o contraste das cores, aromas e sabores de cada prato, além das exóticas iguarias, como carne de cachorro e escorpiões. ... Para os chineses, a cor, o aroma e o sabor dos alimentos possuem a mesma importância.
Os alimentos mais recorrentes são os frutos do mar, carne de porco, carne de frango e vegetais, que na maioria das vezes são acompanhados por arroz branco. Embora seja possível encontrar muitas outras, a culinária cantonesa é a mais difundida em Hong Kong.
A tradição de comer carne de cachorro começou há mais de 400 anos na China. Naquela época, qualquer fonte de proteína era bem-vinda para matar a fome da população. Era, claramente, uma questão humanitária: pessoas – seres humanos – estavam morrendo de fome e a solução era aproveitar o que fosse possível.
Sabendo que na china se come de tudo, tenho um palpite que os mesmos são devorados por uma parcela maquiavélica da população, tendo em vista que alguns deles comem feto humano, não podemos mas duvidar de nada! Os chineses realmente foram canibais até algum tempo atrás.
Como a população local é gigantesca, surgiu então a necessidade de se comer tudo que lhes ofereça proteína como, por exemplo, brotos de bambu, raízes de lótus, algas marinhas, cogumelos e muitos tipos de insetos. Estas iguarias são comprovadas cientificamente como ótimas fontes de proteínas.