- Sindéticas: são orações coordenadas introduzidas por conjunção. Exemplo: Deve ter chovido à noite, pois o chão está molhado. - Assindéticas: são as orações coordenadas que não são introduzidas por conjunção.
No período composto por coordenação as orações se ligam pelo sentido, mas não existe dependência sintática entre elas. As orações coordenadas subdividem-se em: Assindéticas- Não são introduzidas por conjunção. Ex.: Trabalhou, sempre irá trabalhar.
Resposta. a) "porque há muitas folhas no chão." - oração coordenada sindética explicativa.
Resposta. Oração coordenada é a que se coloca do lado de outra, sem desempenhar função sintática; são sintaticamente independentes. São ligadas por conectivos ou justapostas, ou seja, separadas por vírgula.
As orações coordenadas iniciadas por conjunção são chamadas de sindéticas. Há vários tipos de conjunções que podem iniciar uma oração coordenada. São as conjunções coordenativas.
Período é um enunciado composto de uma ou mais oração, ou seja, de construções que contém um ou mais de um verbo/forma verbal. Quando contém apenas um verbo, é chamado de período simples; quando contém dois ou mais verbos, é chamado de período composto.
Deve ser orientada e preparada. O período é constituído por uma ou mais frases simples ou complexas, terminadas com um sinal de pontuação e entra na constituição do parágrafo.
Distingue-se parágrafo de frase (expressão de uma ideia, que pode ser apenas uma palavra, ou mais), oração (sujeito + predicado, ou simplesmente predicado) e período (oração ou conjunto de orações que expressam um sentido completo).
Os sinais de pontuação dois-pontos, parágrafo, travessão que introduzem o discurso directo indicam a abertura de parágrafo. Assim, cada fala introduzida num discurso directo é um parágrafo.