EQST

O Que Obesidade Exgena?

O que é obesidade exógena?

A obesidade exógena é distúrbio nutricional multifatorial. O desmame precoce, a existência de sobrepeso na família, a alimentação excessiva e distúrbio na dinâmica familiar, além da redução da prática de atividades físicas, são fatores comumente associados à sua etiologia.

Quais os fatores que favorecem a obesidade?

A obesidade decorre da interação entre fatores genéticos, culturais e familiares. Pode-se ganhar peso fácil com hábitos alimentares errados, inclinação genética, vida sedentária, distúrbios psicológicos, problemas familiares. Contudo, é possível reduzir essas influências mudando a cultura alimentar.

Quais doenças são produzidas ou agravadas pela obesidade?

O grande problema da obesidade são as doenças associadas, como diabetes, asma, apneia, cardiopatias, hipertensão, trombose, colesterol alto, esteatose hepática, infertilidade, gravidez de risco, alguns tipos de câncer, depressão, etc. É importante salientar que o paciente obeso tem grandes chances de ter estas doenças.

Quais são as principais doenças associadas à obesidade?

Condições crônicas como doença renal crônica, osteoartrose, câncer, diabetes mellitus (DM), apneia do sono, doença hepática gordurosa não alcoólica, hipertensão arterial e doença cardiovascular estão francamente associadas a obesidade.

O que é uma pessoa com sobrepeso?

Quando uma pessoa tem sobrepeso, significa que ela pesa mais do que o que é considerado saudável ou normal para a sua idade, sexo ou tamanho. Em contrapartida, obesidade é um estado onde o obeso possui gordura corporal em quantidade excessiva.

O que é preciso fazer para prevenir a obesidade?

Criar hábitos alimentares saudáveis e praticar exercícios físicos regularmente, educar e estimular as crianças para que optem por alimentos saudáveis, menos processados e pobres em gorduras e açúcares é uma forma de evitar o sobrepeso e a obesidade.

O que deve ser feito para evitar a obesidade na adolescência?

5 dicas importantes para prevenir a obesidade entre as crianças

  1. Prevenção é sempre o melhor remédio!
  2. Introdução alimentar correta aos 6 meses de idade – importante para a aceitação de variedade e quantidade de alimentos com o passar dos anos.
  3. Evitar a oferta precoce de alimentos indevidos para a idade. ...
  4. Estimular desde cedo a atividade física para que seja feita prazerosamente.

Quais são as principais causas da obesidade na adolescência?

As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros. As pessoas dizem que crianças obesas ingerem grande quantidade de comida.

Como prevenir a obesidade infantil redação?

A prevenção da obesidade infantil deve iniciar já na gestação: a gestante deve ter bons hábitos alimentares e evitar excesso de ganho de peso na gravidez. O aleitamento materno é um dos pilares da prevenção de obesidade: criança amamentada no peito tem menos risco de desenvolver obesidade.

O que fazer para acabar com a obesidade infantil?

Cinco maneiras de combater a obesidade infantil

  1. 1 - Estimular a prática de atividades físicas. ...
  2. 2 - Diminuir o tempo de TV e vídeo game. ...
  3. 3 - Oferecer alimentos saudáveis (para a família inteira) ...
  4. 4 - Controlar o ganho de peso na gestação. ...
  5. 5 - Servir de exemplo para a criança.

Quais são as causas e as consequências da obesidade infantil?

Consequências da obesidade infantil Doenças cardiovasculares precoces. Diabetes. Problemas precoces nossos ossos. Problemas de pele como alergias pelo calor, infecções causadas por fungos e acne.