É um distrito do município de São Sebastião do Passe e ponto turístico onde há a Praça Dorival Caymmi (em forma de violão, 1972), a Capela de Nossa Senhora da Guia (1963) e a Usina Cinco Rios (1912), e que chegou a produzir 300 mil sacas de açúcar por ano.
Dorival Caymmi
Você sabia que a origem do sobrenome de Dorival é italiana? Seu bisavô Enrico veio da Itália no final do século XIX para trabalhar na construção do famoso Elevador Lacerda, cartão postal de Salvador.
verbo transitivo direto Mostrar claramente: representar uma ideia, um conceito. Reproduzir a imagem de; retratar, refletir: representar a natureza. Ter como sentido, significado; significar: o lucro representa o capitalismo.
Salvador, Bahia, Brasil
94 anos (1914–2008)
(Salvador, 1914 – 2008) Dorival Caymmi nasceu no ano de 1914, na cidade de Salvador, em uma rua que hoje traz o nome do poeta e abolicionista Luiz Gama. O bebê foi trazido ao mundo pela parteira da família, Dona Quinquinha, que já havia “aparado” seu pai e seu irmão mais velho, Deraldo.
16 de agosto de 2008
A canção É doce morrer no mar foi escrita em conjunto com o músico, compositor e cantor baiano Dorival Caymmi, numa reunião com outros amigos, em casa do pai de Jorge Amado, o coronel João Amado de Faria, no Rio de Janeiro. Inspirou-se num tema do romance Mar Morto.
Stella Caymmi é jornalista, biógrafa, escritora e doutora em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, onde leciona. ... Dorival Caymmi nasceu em Salvador, Bahia, no dia 30 de abril de 1914.
Com problemas cardíacos, Dorival Caymmi passou a se apresentar esporadicamente em shows ao lado dos filhos Dori, Nana e Danilo. Com 60 anos de carreira, Dorival Caymmi gravou cerca de 20 discos, mas teve um grande número de versões de suas músicas feitas por outros intérpretes.
Dorival Caymmi (Salvador, 30 de abril de 1914 – Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2008) foi um cantor, compositor, instrumentista, poeta, pintor e ator brasileiro. Compôs inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano.
O que é que a Baiana Tem?, a música que popularizou Carmen Miranda. Em 1938 Dorival Caymmi se mudou para o Rio de Janeiro em busca de novas oportunidades. Ele já tinha várias composições com a temática praieira inaugurada por ele temas sobre o mar, o pescador e a jangada.
Dorival Caymmi
10 de fevereiro de 1939
“O que é que a Bahia tem” tem como eixos a Baía de Todos os Santos, a Bahia dourada do Rococó e do Barroco, a Bahia dos artistas, a Bahia do Candomblé e a Bahia dos escritores.
Esta tese é uma análise crítica da Era do Rádio nas perspectivas da Música Popular Brasileira, em geral, e de Dorival Caymmi, compositor e cantor, em particular, a partir da sua obra, vida e testemunho pessoal, obtido principalmente através de entrevistas exclusivas concedidas para sua biografia.
Essa é pra rir: confira seleção de frases que tá na boca de todo baiano que se respeita
O Estado da Bahia está localizado na região Nordeste do Brasil. A capital é Salvador e a sigla BA. Quem nasce na Bahia é denominado baiano.
A Bahia (BA) é um estado brasileiro localizado na região Nordeste e faz divisa com os estados de Pernambuco e Piauí, ao norte; com o Tocantins, a oeste; com Goiás, a sudeste; Minas Gerais, ao sul; Espírito Santo, a sudeste; e Sergipe e Alagoas, a nordeste; Possui uma área territorial de 564.
soteropolitano
Topônimo. O topônimo "Bahia" é uma referência à Baía de Todos os Santos, a qual deu o nome, originalmente, à Capitania da Baía de Todos os Santos. A capitania foi transformada, em 1821, em província. Em 1889, a Província da Bahia tornou-se o atual Estado da Bahia.
Acre: vem de áquiri, touca de penas usada pelos índios munducurus. Alagoas: o nome é derivado dos numerosos lagos e rios que caracterizam o litoral alagoano. Amazonas: nome de mulheres guerreiras que teriam sido vistas pelo espanhol Orellana ao desbravar o rio.
São três hipóteses aceitáveis. A primeira vem da língua tupi, onde Amapá significa “o lugar da chuva”. Há também a ideia de que vem do nheengatu, um dialeto tupi que significa “ilha”. A terceira possibilidade é ser uma referência à árvore amapá, bastante comum na região.
Tem esse nome porque foi ali, no centro da praça, que foi instalado um pelourinho — local em que os escravos eram castigados por seus senhores. Hoje é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, por preservar um conjunto arquitetônico colonial típico do barroco português.
A cidade recebeu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei de Portugal na época: dom Sebastião. ... O nome tem origem em um engano dos portugueses: quando chegaram pela primeira vez à entrada da baía de Guanabara, em janeiro de 1502, pensaram que se tratava da foz de um rio.