O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.
O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste.
O Governo Federal é o idealizador e executa as ações através do Ministério da Educação, e este por sua vez através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano é um programa educacional destinado a jovens com 18 a 29 anos residentes em áreas urbanas que, por diversos motivos, foram excluídos da escolarização, com o objetivo de reintegrá-los ao processo educacional, elevar sua escolaridade e promover sua formação ...
Por isso o Programa Jovens Urbanos trabalha para formar redes – incluindo a escola, projetos desenvolvidos pela sociedade civil, equipamentos de cultura, esportes, saúde e assistência social – e para incentivar os jovens a elaborarem projetos.
Finalidade do PROJOVEM O PROJOVEM tem por finalidade executar ações integradas que propiciem aos jovens brasileiros reintegração ao processo educacional, qualificação profissional para sua formação inicial e desenvolvimento humano.
Inscrições Projovem e informações Para se inscrever o estudante deverá apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, declaração ou histórico escolar, comprovante de residência e duas fotos 3×4. Se o jovem não possuir o histórico escolar, pode ser realizada uma prova de proficiência me leitura e escrita.
O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) atende pessoas entre 18 e 29 anos que foram alfabetizadas, mas não concluíram o ensino fundamental. A elas é oferecida a chance de elevar o grau de escolaridade e de obter qualificação profissional.
Para mais informações sobre a entrega dos certificados, entre em contato com os coletivos do Projovem Urbano localizados nas escolas municipais Frei Serafim do Amparo (3426-1190), Guimarães Passos (3424-7266), Milton Santos (3423-1190) e Lycia Pedral (3424-7613).
Essas três entidades foram instituídas em 2005, por meio da Medida Provisória n° 238, de transformada na Lei 11.
Confira essas e outras vantagens do método da EJA desenvolvida pelo SESI:
Como vimos, a EJA tem duas etapas, e os critérios para inscrição são estabelecidos para cada uma delas. A primeira etapa, do Ensino Fundamental, é destinada a jovens a partir dos 15 anos. Já para a segunda, do Ensino Médio, é preciso ter mais de 18 anos.
15 anos
Formação de professor da EJA. ... É papel do professor, especialmente do professor que atua na EJA, compreender melhor o aluno e sua realidade diária. Pois o papel do educador deve ser o de acreditar nas possibilidades do ser humano, buscando seu crescimento pessoal e profissional.
1.
Quando se fala em EJA, é necessário reconhecer as possibilidades de o adulto aplicar na vida pessoal e profissional aquilo que ele está aprendendo ou aprendeu. Sem essa perspectiva de valor agregado: ... Torna-se difícil a aceitação, compreensão e comprometimento do adulto no processo de aprendizagem.