A medida ”estéreo”é uma medida de volume que corresponde a um metro cúbico (1 m3 ou 1 kilolitro) e sua criaç ˜ao data de 1798 no inıcio da implantaç ˜ao do sistema métrico na França.
Logo, o modelo matemático 1 será: V = (D x 0,75)2 x L , onde V é volume da tora , D a medida do diâmetro médio menos 25% de desta medida e L a medida do comprimento da tora.
Em geral se medem as extremidades, o meio e se as toras são mais longas que seis metros se medem também os diâmetros a cada 25% do comprimento dessa tora. Calcular a média de todos esses diâmetros, que vai fornecer um valor representativo do diâmetro médio de toda a tora.
Em geral quando o terreno é acidentado, eles subdividem os terrenos por partes menores. Determinada as medidas, os camponeses começam o processo de cálculo da área que ficou delimitada. Por exemplo: Calcular a área de terras com formato quadrangular que mede 114 metros x 152 metros x 90 metros x 124 metros.
Exemplo: Caso você possua uma área de 500 alqueires paulistas, veja na última coluna da Tabela, que 1 alqueire paulista é igual a 2,42 hectares. Assim, você deve multiplicar a área existente pelo número encontrado na Tabela. Logo, seu imóvel mede: 500 x 2,42 = 1.
Medida agrária constituída por terras destinadas à cana de açúcar e que no CE equivale a 3.
TABELA DE MEDIDAS AGRÁRIAS NÃO USUAIS E/OU NÃO MÉTRICAS
O valor da tarefa varia conforme a região na qual se localiza a terra a ser medida. Na Bahia, por exemplo, esse valor é igual a 4.
1 tarefa (ta)= 0,3 ha, de acordo com a TABELA DE MEDIDAS AGRÁRIAS NÃO DECIMAIS.
Medições de terra no Brasil