Segue mais uma listinha para te ajudar a selecionar seu problema-pergunta:
A problemática é a colocação de todos os problemas envolvidos como o objeto de estudo no TCC. A questão problema forma-se do problema. Observação: Na problemática pode ter problemas diferentes relacionados ao tema, na questão problema você levantará uma pergunta que só será possível resolver através de pesquisa.
Uma pergunta de pesquisa é a declaração de uma indagação específica que o pesquisador deseja responder para abordar o problema de pesquisa. ... A identificação e a formulação do problema exigem pensamento crítico do pesquisador. A sua definição, formulação e análise decidem o tipo e o delineamento (desenho) da pesquisa.
Ao definir um problema de pesquisa, procure ser o mais específico possível e não deixe margem para dúvidas sobre qual questão sua pesquisa vai procurar responder. Lembre-se de não levantar problemas que você não pretende investigar.
Sete dicas para criar uma ótima pesquisa
Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. ... O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral.
A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”. ... Estuda os processos psíquicos que originam os comportamentos.
O objeto de estudo da Psicologia é o comportamento humano. Sendo assim, se toda construção parte de uma matéria-prima, pode-se afirmar que a matéria-prima da Psicologia é a vida das pessoas. É a partir desse material que a Psicologia construirá todo o seu saber.
A psicologia científica responde ao senso comum demonstrando as contradições expressas em vários provérbios, aponta a indefinição de fronteiras e das circunstâncias em que se aplica, apresenta resultados de investigações psicológicas contra-intuitivos e ressalta a existência de áreas em relação às quais o senso comum ...
OBJETIVOS: O grande objetivo da Psicologia Jurídica é de servir como ferramenta de estudo dos comportamentos complexos que ocorreram e que podem vir a ocorrer, tendo como função de analisar e descobrir o motivo das desordens mentais ou comportamentais, que determinam um processo justo nos Tribunais.
A psicologia jurídica, na atualidade, é considerada como prática da profissão de psicologia para questões legais. O estudo descreve a realidade jurídica e psicossocial, a partir da perspectiva pessoal dos magistrados e dos psicólogos inseridos no judiciário.
Muito além da atuação nos tribunais, as atividades de um psicólogo jurídico envolvem os campos da Psicologia Penitenciária, Psicologia Policial, Psicologia da Delinquência e Psicologia do Menor e da Família.
A principal função dos psicólogos no âmbito da justiça é auxiliar em questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo. ... A Psicologia Jurídica é um dos campos de conhecimento e de investigação dentro da psicologia, com importantes colaborações nas áreas da cidadania, violência e direitos humanos.
O psicólogo jurídico quando atuando na vara de família realiza diversas atribui- ções: em processos de dissolução de casamento ou união civil, quando há disputas pela guarda de filhos menores, o papel do psicólogo é sugerir qual a melhor decisão na programação das visitas, sendo uma tarefa muito difícil uma vez que na ...
Destaca-se como possibilidades de atuação dos psicólogos nas Varas da Infância e Juventude: acolhimento de crianças e adolescentes em instituições (abrigamento); as discussões das medidas de proteção e as medidas sócio-educativas mais coerentes com a situação das crianças e adolescentes; os casos de adoção; a ...
A Psicologia Jurídica é a área de trabalho da Psicologia que atua no ambiente da justiça considerando a perspectiva psicológica dos fatos jurídicos....Este profissional pode atuar nas áreas de:
A psicologia pode influenciar e beneficiar o Direito em muitas áreas, pois estuda a personalidade do indivíduo na tentativa de explicar seus atos e assim poderá ser usada no Direito para a explicação e julgamento de criminosos, como por exemplo, assassinos.
A principal função dos psicólogos no âmbito da justiça é auxiliar em questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo. A Psicologia Jurídica é um dos campos de conhecimento e de investigação dentro da psicologia, com importantes colaborações nas áreas da cidadania, violência e direitos humanos.
A Psicologia Jurídica é uma área que vem expandindo suas áreas de conhecimento e atuação, com novas pesquisas e descobertas, e sobretudo com produções acadêmicas e científicas. ... A Psicologia e o Direito são áreas do conhecimento científico voltadas para a compreensão do comportamento humano.
Como pode ser evidenciado, o Direito e a Psicologia se aproximaram em razão da preocupação com a conduta humana. O momento histórico pelo qual a Psicologia passou fez com que, inicialmente, essa aproximação se desse por meio da realização de psicodiagnósticos, dos quais as instituições judiciárias passaram a se ocupar.
Quais das afirmações abaixo NÃO estão corretas com relação as atribuições do psicólogo jurídico: I - atua como perito em situações nas quais já possuiu vínculo pessoal ou profissional.