Significado de Epitálamo substantivo [Medicina] Porção do diencéfalo que abrange o corpo pineal, estria medular e trígono da habênula (gânglio encefálico).
diencéfalo
A glândula pineal, ou epífise, é a produtora do hormônio melatonina, relacionado aos ciclos circadianos e diversas outras funções, como a reprodução. A glândula pineal, ou epífise, é uma glândula endócrina, ou seja, ela produz hormônios que são liberados e transportados na corrente sanguínea a diversos órgãos-alvo.
Corpo mamilar: formação do hipotálamo, contém os núcleos mamilares e faz parte de conexões do sistema límbico. Através do fascículo mamilo-talâmico projeta para o núcleo anterior do tálamo. Decussação do pedúnculo cerebelar superior: fibras eferentes do cerebelo que cruzam o plano mediano no mesencéfalo.
O tálamo atua como estação retransmissora de impulsos nervosos para o córtex cerebral. Ele é responsável pela condução dos impulsos às regiões apropriadas do cérebro onde eles devem ser processados. ... Ele faz ligação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino, atuando na ativação de diversas glândulas endócrinas.
Tálamo e hipotálamo O tálamo é uma estrutura que recebe impulsos dos órgãos dos sentidos, com exceção do olfato, e os transmite às regiões responsáveis pela sua interpretação no córtex cerebral. Informações provenientes do córtex passam pelo tálamo para depois seguirem para a medula ou para o tronco encefálico.
O encéfalo é uma região pertencente ao sistema nervoso, e engloba o cérebro, tálamo, mesencéfalo, ponte cerebelo e bulbo.
O sistema nervoso periférico é a parte do sistema nervoso formada por nervos e gânglios e que está relacionada com a transmissão de informações para o SNC e para órgãos periféricos.
As fibras eferentes, por sua vez, garantem que os impulsos do sistema nervoso central cheguem até os órgãos efetores. Os nervos que apresentam apenas fibras aferentes recebem o nome de nervos sensoriais, e aqueles que possuem apenas fibras eferentes são chamados de motores.
Nervos Sensitivos: são os nervos que têm o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC; Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor; Nervos Mistos: tem simultaneamente os papeis dos nervos sensitivos e dos nervos motores.