O administrador é um profissional preparado para gerenciar recursos materiais, financeiros ou humanos de organizações jurídicas, podendo atuar em vários níveis, como a administração de uma equipe, de um departamento, empresa de pequeno porte, ou uma multinacional.
No Brasil, não há legislação sobre o piso salarial mínimo para profissionais de Administração. Porém, o CFA — Conselho Federal de Administração — estabelece a média salarial em cerca de R$ 2.
O curso superior de Administração é oferecido em grau de bacharelado e dura em média quatro anos. ... O curso de Administração de Empresas forma profissionais qualificados para gerenciar diversas áreas, como por exemplo: Marketing, Produção, Serviços, Recursos Humanos e Finanças.
Enquanto a administração é ligada à parte técnica, a gestão escolar é relacionada ao aspecto humano da escola. ... A gestão escolar, portanto, é voltada a incentivar a liderança, motivar a equipe para dar ênfase à qualidade do currículo e motivar a participação dos pais para garantir a qualidade do ensino.
Enquanto o Gestor está ligado às questões de ordem estrutural, o Administrador está ligado às questões operacionais. Quando falamos de Administrador, falamos de um profissional que está ligado a outras funções dentro dos processos da organização.
Organização, no sentido formal, é um grupo de indivíduos que buscam alcançar determinados objetivos. Administração é ajustar os recursos disponíveis para que esses objetivos sejam alcançados. Ex: Sua família é uma organização, são pessoas que estão juntas e lutam pela sobrevivência tentando manter o amor e o respeito.
A Contabilidade pode ser entendida como uma ferramenta para uma boa Gestão Financeira. ... Por outro lado, a Gestão Financeira se preocupa com o capital monetário da empresa e com o desenvolvimento do pensamento estratégico, seja qual for a abordagem. O objetivo dessa área é que o resultado da organização seja positivo.
Basicamente, a gestão administrativa consiste em dirigir e manter o controle sobre os recursos de uma organização, tudo para produzir os melhores resultados. Já o gestor administrativo é o responsável pela organização funcional de uma empresa.
Resumindo, a gestão administrativa escolar é a organização, direção e manutenção dos recursos da escola para, assim, produzir os melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem. Ou seja, ela é a administração da escola de modo geral e a responsável por manter tudo funcionado normalmente.
São eles:
A gestão administrativa pode ser entendida como a base para todos os processos operacionais e gerenciais de uma companhia. Já a financeira, por sua vez, é a que faz a roda girar e viabiliza estratégias para todas as áreas de uma empresa.
O Administrativo Financeiro garante que a empresa conte com controles e padrões financeiros e contábeis efetivos. Para isso, suas atividades se baseiam em análise de dados do balanço patrimonial e do fluxo de caixa da empresa.
Resumindo: podemos dizer que a gestão administrativa é a responsável em garantir que a empresa atinja seus objetivos globais com o mínimo possível de esforços, gastos, desperdício de recursos e, no menor prazo, o que só é possível se o gestor conseguir dotar a rotina de rumo, lógica e organização.
Como deve ser a estrutura administrativa e financeira de uma escola? Deve ser estruturada e organizada para que tenha um desempenho eficiente, objetivando oferecer o necessário suporte administrativo/financeiro à estrutura pedagógica.
Gestão de recursos humanos da escola A gestão de RH envolve lidar com o corpo docente, o corpo discente, os pais e os funcionários. O setor de recursos humanos deve prezar por uma boa relação com todo esse contingente de pessoas ligado direta e indiretamente aos processos da instituição.
O Regimento Escolar é o documento que normatiza o funcionamento pedagógico e administrativo das instituições de ensino, orientando o desenvolvimento do trabalho a ser desenvolvido no ambiente escolar. Ele é a “lei da escola”, pois regula o funcionamento da instituição de ensino.
Os gestores de pessoas, processos e escolar lidam com recursos primários diferentes, todavia muitas vezes com objetivos parecidos para que então possam otimizar processos diversos e por esse motivo há uma forte correlação entre esses profissionais.