O ameloblastoma é um tumor odontogênico benigno de origem epitelial, com crescimento lento, frequentemente encontrado na mandíbula ou maxila.
O tratamento de escolha para o ameloblastoma, na maioria dos casos, é a ressecção cirúrgica. Essa opção de tratamento é a mais preconizada devido ao alto índice de recidiva das lesões tratadas de forma mais conservadora.
O queratocisto ou ceratocisto é uma lesão benigna de crescimento lento e continuo, como as lesões císticas, entretanto difere-se pelo fato de ser agressivo, expansivo e recidivante. Por essas características discute-se sobre sua classificação em cisto ou turmor odontogênico.
Radiograficamente, pode apresentar-se como lesões radiolúcidas uni ou multiloculares, normalmente com limites bem definidos de forma semelhante a “favos de mel” ou “bolhas de sabão”. Histologicamente, possui diversos padrões, principalmente a variante multicística.
É o cisto que se origina da separação do folículo da coroa de um dente incluso. O folículo está aderido ao dente pela junção cemento-esmalte e representa o acúmulo de líquido entre a coroa de um dente e o epitélio do órgão do esmalte.
Radiograficamente o granuloma é uma rarefação apical circunscrita com forma oval ou circular. O cisto apical classifica-se entre os cistos de origem dental. Quanto à localização eles podem ser apical, lateral, inter-radicular e residual. A maneira exata de formação do cisto apical é ainda desconhecida.
Como é feito o diagnóstico O diagnóstico é feito na maior parte dos casos por um dermatologista apenas pela observação da lesão. No entanto, o médico pode pedir uma biópsia de um pedaço do granuloma para confirmar que não é outro problema maligno que possa estar causando sintomas semelhantes.
Às vezes, sobre essas condições de inflamação crônica, tem-se um estímulo de proliferação e formação dos restos epiteliais de Malassez formando, assim um cisto periapical radicular ou observa-se uma exacerbação aguda do quadro produzindo outro abscesso (o chamado Abscesso Fênix).
O ponto de flutuação caracterizase por um ponto amarelado sobre o edema significando proximidade do pus com a mucosa (edema intraoral) ou com a pele (edema extraoral).
Os abscessos são causados por uma obstrução das glândulas sebáceas ou glândulas sudoríparas, inflamação dos folículos pilosos ou pequenas interrupções e perfurações da pele. Micro-organismo podem infectar essas glândulas, o que provoca uma resposta inflamatória do organismo, a fim de matar esses germes.
Conheça algumas delas: