A umidade ou teor de água presente no alimento é uma das determinações mais importantes na análise de alimentos, principalmente por estar relacionada com a estabilidade e a conservação. ... Os sólidos totais ou a matéria seca são obtidos pela diferença entre o peso total da amostra e o conteúdo de umidade.
É a disponibilidade da água para a atividade microbiológica, enzimática ou química que determina a vida de prateleira, sendo medida através da ATIVIDADE DE ÁGUA (aw). ... A atividade de água influencia de forma direta na conservação dos alimentos pois ela interfere na velocidade das reações de deterioração dos alimentos.
Quando um alimento ganha ou perde oxigênio, ocorre a oxidação ou a redução. Este fator é chamado de potencial de oxidorredução, ou seja, o poder oxidante ou redutor, que determina quais microrganismos poderão ou não se desenvolverem no alimento.
A cor vermelha da carne pode adquirir tons de verde, marrom ou cinza, devidos à produção, por bactérias, de H2S, compostos oxidantes, com peróxidos, por exemplo. Em carnes vermelhas processadas, dois tipos de esverdeamento podem ocorrer sendo um causado pelo peróxido de hidrogênio (H2O2) e o outro pelo H2S.
Segundo Henriette "quando se trata de alimentos, estabilidade é um termo relativo, já que a degradação é um processo contínuo e inevitável". Explica que esse processo ocorre por diversos tipos de alterações microbiológicas, químicas ou físicas que resultam na perda progressiva nos níveis de qualidade de um produto.
Resposta. O alimento ao apodrecer está entrando em decomposição. ... No caso dos alimentos é comum a mudança da cor, textura e cheiro devido as reações químicas que ocorrem quando os decompositores atuam nos alimentos.
A decomposição é um processo realizado por fungos e bactérias que promove a degradação da matéria orgânica e a liberação de nutrientes ao meio. Bactérias e fungos são responsáveis por um processo conhecido por decomposição, em que a matéria orgânica de seres vivos é absorvida, e sais e outros elementos são liberados.
Algodão – As sacolas feitas com algodão cru, podem se decompor de 3 a 12 meses, mas sempre depende do clima, do tempo, da forma de disposição e dos componentes que foram confeccionados a sacola.
Resposta. Resposta: apodrece!!!e os fungos que há no ambiente que o fruto cai eles entram e faz com que o fruto Aprodessa!!!
O primeiro efeito das quedas é a grande quantidade de fruto no pé, talvez seja de desconhecimento de muitos a prática do ralheiro, que é retirar do pé algumas frutas enquanto estão pequenas, isso ajudará a planta a conseguir se manter viva e proporcionar aos frutos, nutrientes suficientes para o desenvolvimento.