Os Deuteromycota, deuteromicetos ou fungos conidiais é um filo com os chamados fungos imperfeitos, pois se reproduzem somente por esporos (conídias e clamidosporos) formados por mitose (esporos assexuais) ou ainda não se conhece seu ciclo sexuado.
Fungos Conidiais A maioria tem como característica fundamental a reprodução assexuada através da produção de conidióforos e conídios, que podem estar espalhados no micélio ou agrupados em outras estruturas. Há muitos fungos conidiais de grande importância econômica. Podem causar doenças às plantas como as antracnoses.
Os fungos estão classificados atualmente em cinco grupos principais: quitrídeos, zigomicetos, glomeromicetos, basidiomicetos e ascomicetos, sendo este o mais diversificado. Atualmente há cerca de 100 mil espécies de fungos conhecidas.
Podemos realizar a classificação dos fungos em sete filos: Chytridiomycota, Neocallimastigomycota, Blastocladiomycota, Microsporídia, Glomeromycota, Ascomycota e Basidiomycota. Os fungos são organismos agrupados, segundo a classificação de Whittaker, no Reino Fungi.
Todos os animais e fungos são seres heterotróficos, e este grupo inclui os herbívoros, os carnívoros e os decompositores. Os herbívoros são os organismos do segundo nível trófico, que se alimentam diretamente dos produtores (por exemplo, a vaca).
Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificantes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificantes, caracterizando-se como caldo.
As bactérias podem ser classificadas de acordo com vários critérios, sendo um deles a parede celular. De acordo com as características da parede celular desses organismos, podemos classificá-los em bactérias gram-positivas, gram-negativas e micoplasma.
Vibrião, ou vibrio é um tipo de bactéria dotada de mobilidade, em forma de bastonetes curvos, como uma vírgula. As células podem se ligar uma à outra, formando a letra "S".
Elas podem apresentar forma esférica, de bastonete, de vírgula, entre outras. As bactérias de forma esférica e de bastonete são chamadas de : a) cocos e vibriões, respectivamente.
Com relação aos bastonetes, tal denominação se refere a bactérias que possuem formatos de bastão, as mesmas são conhecidas como bacilos e são agrupados de forma semelhante aos cocos, ou seja, um exemplo seria os diplobacilos que são organizados aos pares. Cocos são bactérias de forma esférica, ovoide ou arredondada.
As células bacterianas podem apresentar as formas esféricas, de bastão, em cacho de uva e em colar, sendo chamadas, respectivamente, de cocos, bacilos, estafilococos, estreptococos. Em relação ao agrupamento das células, os cocos podem se agrupar, formando colônias.