Linhagem pode ser entendida como casta, série de gerações, linha de parentesco, genealogia, cepa ou estirpe. Porém, o termo pode ser usado com outros significados: Entende-se por linhagem a descendência varonil de uma família nobre, usando o mesmo nome e armas.
Entre as várias espécies do gênero Homo, à qual pertencemos, podemos destacar a do Homo habilis (2 milhões a 1,4 milhão de anos), Homo ergaster (1,8 a 1,2 milhões de anos), Homo erectus (1,6 milhão a 150 mil anos atrás), Homo neanderthalensis (150 mil a 30 mil atrás) e Homo sapiens (de 130 mil anos até hoje).
A primeira era o Homo neanderthalensis, ou simplesmente homem de neandertal, surgido cerca de 230 mil anos atrás e desaparecido há 28 mil anos. A segunda espécie que conviveu com o sapiens, o Homo erectus, era ainda mais primitiva: ela apareceu há 1,8 milhão de anos e sumiu há cerca de 30 mil anos.
Quais são as fases do processo de hominização
A hominização é o processo evolutivo que conduziu, a partir de um primata ainda desconhecido, à forma atual do homem, quer física quer intelectualmente. A evolução destes primatas caracteriza-se por um aumento do volume cerebral e pelo desenvolvimento das respetivas faculdades. ...
O processo de hominização decorre de um entendimento das transformações genéticas que permitiram o surgimento do homo sapiens, espécie de hominídeo da qual somos representantes. ... O quadro apresenta o processo de hominização e a ocupação dos continentes ao longo do tempo em milhões de anos.
A hominização é um processo que explica a evolução do grupo dos hominídeos (ou homínidas) até chegar ao homem atual. ... O estudo das fontes da pré-história nos permite conhecer como vivia o homem naquela época. Os objetos a ele relacionados, antes dos documentos escritos, são as fontes arqueológicas pré-históricas.
Resposta. Resposta:O. processo de usar ferramentas, controlar o fogo e usar a Razão, por exemplo, permitiram aos homens terem acesso a recursos que garantiram que, à medida que o tempo passou e as novas gerações foram se desenvolvendo, nos tornássemos uma espécie dominante.
A hominização é o processo que, por aperfeiçoamentos sucessivos, caracteriza a evolução dos primatas ao homem. ... Em se tratando da humanização, podemos dizer que todos nós nascemos homem ou mulher para, depois, nos tornarmos humanos. Esse processo é o prolongamento normativo da hominização.
Na tirinha tem personagens com a mesma características de quando a Humanidade era Homens das Cavernarnas. ... O homem que existe atualmente, independentemente de sua aparência, é resultado de um longo processo de evolução. A relação entre os dois é que no desenho em quadrinhos tem todas as características da Hominização.
Os cientistas estimam que os seres humanos ramificaram-se de seu ancestral comum com os chimpanzés - o único outro hominídeo vivo - entre há 5 e 7 milhões de anos. Diversas espécies de Homo evoluíram e agora estão extintas.