A quantidade de alimentos deve suprir as necessidades do indivíduo diariamente. ... Lei da Adequação - A alimentação deve se adequar às necessidades do organismo de cada indivíduo, às especificidades de quem está consumindo.
Confira dez dicas para uma alimentação saudável e balanceada
A Lei número 3, refere-se à HARMONIA e recomenda que: A quantidade dos diversos nutrientes que integram a alimentação deve guardar uma relação de proporção entre si. O nosso organismo absorve e utiliza corretamente os nutrientes quando estes se encontram em proporções adequadas.
A Lei da Qualidade mostra que a alimentação deve ser completa em sua composição e que forneça ao organismo todos os nutrientes que ele necessita. Os nutrientes são essenciais para formação, crescimento e manutenção de um corpo saudável ao longo da vida, assim como para uma possível recuperação quando necessário.
Classificação dos nutrientes Os nutrientes são classificados em dois grandes grupos, os macronutrientes e os micronutrientes: Macronutrientes são aqueles que nosso corpo necessita em maior quantidade, sendo encontrados abundantemente nos alimentos. Proteínas, carboidratos, lipídios e água são exemplos deles.
Dividem-se em macronutrientes, aqueles presentes em grande quantidade nos alimentos, como é o caso de carboidratos, proteínas e lipídios (ou gorduras); ou micronutrientes, aqueles que se apresentam em quantidades pequenas, como minerais e vitaminas.
Classificação dos alimentos: entenda para melhorar sua alimentação Credito: Divulgação/Pixabay Os alimentos podem ser classificados em macro (necessários em maior quantidade) e micronutrientes (necessários em menor quantidade). Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas, gorduras e a água.
Os alimentos possuem origem animal, vegetal ou mineral. Denomina-se alimento toda a substância utilizada pelos seres vivos com o objetivo de obter energia para o funcionamento de suas atividades vitais. É através dos alimentos que ocorre o crescimento, funcionamento e regulação do organismo.
Minimamente processados: sem subtração de partes comestíveis. Moderadamente processados: com subtração de partes comestíveis. Ultra processados: aqueles que contem pouco ou nenhum alimento inteiro e são formulações industriais com aditivos que lhes dão cor, sabor, aroma e textura atraentes.
Graus de processamento. De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, no Guia Alimentar para a População Brasileira, os alimentos são categorizados em três principais grupos: In natura e minimamente processados; alimentos processados; alimentos ultraprocessados.