CONCLUSÃO: A duloxetina e a fluoxetina tiveram frequência de paradas similares. A fluoxetina mostrou ser mais efetiva que a duloxetina no teste do nado forçado em ratos. Keywords : Efeitos Fisiológicos de Drogas; Fluoxetina; Depressão; Experimentação Animal.
Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.
Além disso pode ocorrer o que chamamos de síndrome de descontinuação da medicação com sintomas que tendem a emergir entre dois e cinco dias após descontinuação do tratamento incluindo: inapetência, dor de cabeça, tontura, fadiga, sudorese, tremores, insônia, sintomas gripais, enjoo e vômitos, além de agitação, ...
Amitriptilina tem meia vida de 9 a 25 horas. Funciona , é utilizado principalmente na rede publica. Na dose de 25 mg costuma auxiliar como ansiolítico e indutor de sono. A utilização é vista com precaução pelos efeitos colaterais, principalmente boca seca, constipação e efeitos na condução cardíaca.
Como a amitriptilina age no organismo? O fármaco age no sistema nervoso central, aumentando a produção de serotonina pelo cérebro. Assim, a serotonina é um neurotransmissor que atua no estado emocional, regula o humor, o sono, o apetite e a sensibilidade à dor.