De acordo com o livro de Atos, os discípulos receberam o Espírito após Jesus ter subido aos céus, ter sido exaltado à direita do Pai, e derramado o Espírito no dia de Pentecostes (veja Atos 2.
Evangelhos sinóticos. O Espírito Santo não aparece apenas no Pentecostes após a ressurreição de Jesus, é também proeminente no Evangelho de Lucas (1 e 2), antes do Nascimento de Jesus.
Na primeira parte de Atos (At 1,1–15,35) o Espírito é mencionado 19 vezes9, enquanto na segunda parte de Atos (At 31) aparecem somente 11 referências10.
Veja claramente no texto acima que Jesus descreve o Espírito Santo na Bíblia com características pessoais. Um poder impensante não poderia agir assim. O Espírito Santo é capaz de convencer alguém, uma “força ativa” não seria capaz de fazer tal coisa. Confira João 16:7-11.
Ele simboliza a morte da vida antiga e o renascimento em uma nova vida — pautada em Deus. Ninguém precisa ser batizado para receber o Espírito Santo, mas essa é uma experiência crucial para quem pretende seguir à risca os mandamentos do Senhor.
1) Um talento é um resultado de genética e/ou treinamento, enquanto que um dom espiritual é o resultado do poder do Espírito Santo.