Intencionalidade: refere-se ao modo ou à forma como o autor constrói o texto para alcançar determinada intenção. ... Aceitabilidade: refere-se à recepção do texto, à compreensão do interlocutor sobre a mensagem. Situcionalidade: refere-se ao contexto no qual o texto está inserido, seja na produção, seja na leitura.
Situacionalidade: reúne os fatores que tornam um texto adequado a uma situação sociocomunicativa. Diz respeito à pertinência e à relevância do texto no contexto. ... Aceitabilidade: é a expectativa do leitor de que o texto tenha coerência e coesão, além de ser útil e relevante.
6- Situacionalidade Esse fator diz respeito à adequação do texto em uma situação, referindo-se ao conhecimento da situação comunicativa e às suas regras. Esse fator está relacionado com a competência 1 da prova de redação do ENEM, que é o conhecimento da norma culta da Língua Portuguesa.
Os elementos da textualidade são empregados na produção textual para dar sentido à obra. Dentro dessa categoria, temos conceitos como contextualização, coesão, coerência e os cinco fatores pragmáticos dos textos: a intencionalidade, a informatividade, a aceitabilidade, a situacionalidade e a intertextualidade.
Os Fatores Pragmáticos envolvem a produção de sentidos dos processos comunicativos, os quais abrangem os diversos tipos de textos, sendo classificados em: Situacionalidade: envolve a situação comunicativa, ou seja, o contexto em que empregado a interação.
Textualidade é a característica fundamental dos textos, orais ou escritos, que faz com que eles sejam percebidos como textos.