EQST

Qual A Composiço Qumica Do Fogo?

Qual é a composição química do fogo?

O fogo é constituído de uma mistura de gases em alta temperatura. A luminosidade vista e o calor são provenientes da reação entre o combustível (madeira, papel, plástico, gasolina) e o comburente (oxigênio), uma reação de oxidação desencadeada por uma energia inicial, chamada temperatura, calor ou ponto de ignição.

Quais são os elementos do quadrado tetraedro do fogo?

Em se tratando de incêndios, a reação em cadeia é um dos itens do chamado "tetraedro do fogo" (o qual, além da reação em cadeia, é composto por outros três elementos básicos para a existência do fogo, quais sejam: o combustível, o comburente e o calor.

Qual fator do triângulo do fogo deve ser eliminado em cada caso para apagar o fogo?

A prevenção e extinção de um incêndio envolvem a eliminação de um dos três fatores apresentados no triângulo do fogo: combustível, comburente e calor. Para que uma reação de combustão e um incêndio ocorram, são necessários três fatores: combustível, comburente e reação em cadeia.

O que é uma reação em cadeia?

A expressão é usada, na física e na química, para se referir a qualquer reação cujos subprodutos disparam uma seqüência de reações idênticas, que se repetem até que sua matéria-prima se esgote.

Como ocorre o processo de combustão?

Combustão é toda reação química em que um combustível (material oxidável) reage com um comburente — um material gasoso que contenha o gás oxigênio (O2), como o ar. Essa reação é sempre exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor.

Como acontece o Backdraft?

O termo backdraft é usado por bombeiros para descrever um evento onde o ar (oxigênio) entra repentinamente num espaço que contém um incêndio controlado pela falta de ventilação e acaba provocando uma ignição explosiva ou explosão por fluxo reverso, portanto a causa principal do backdraft está ligada a uma abertura e a ...

Quando acontece o fenômeno fogo?

Fenômeno apresentado quando, na fase de queima livre de um incêndio, o fogo aquece gradualmente todos os combustíveis do ambiente. Quando determinados combustíveis atingem seu ponto de ignição, simultaneamente, haverá uma queima instantânea desses produtos, o que poderá acarretar uma explosão ambiental.

Quais são os elementos necessários para ocorrer a combustão?

Esses compostos são formados somente por carbono e hidrogênio, e para que uma combustão ocorra é necessário um comburente: o gás Oxigênio. Na reação de combustão dos hidrocarbonetos ocorre a formação de gás carbônico (CO2) e água, a energia é liberada sob a forma de calor.

Como calcular combustão?

  1. 1 C2H6O(ℓ)+ 3O2 → 2 CO2(g) + 3 H2O(ℓ) ∆H0combustão = -1366,1 kJ/mol. Combustão completa do butano, C4H10(g)
  2. 2 C4H10(g)+ 13O2 → 8 CO2(g) + 10 H2O(ℓ) ∆H0combustão = -2878,6 kJ/mol.

Como calcular o calor de formação?

Entalpia de Formação

  1. ΔH = HProdutos – HReagentes -286 kJ/mol = HH2O – (HH2 + H1/2 O2) ...
  2. NH3 + HCl → NH4Cl ΔH = -176 kJ/mol. Observe que nenhum dos reagentes é uma substância simples, portanto, não podemos atribuir a eles a entalpia igual a zero. ...
  3. HR = HNH3 + HHCl HR = (-46 + (-92,4) kJ/mol) ...
  4. ΔH = HProdutos – HReagentes -176 = HNH4Cl - ( -138,4)

Como se calcula o calor liberado?

Maicon, a variação de entalpia corresponde ao calor liberado ou absorvido em qualquer processo físico ou químico (a uma pressão constante) e é dado por ΔH = ΔHfinal – ΔHinicial, onde para uma reação o estado inicial é dado pelos reagentes e o estado final, pelos produtos.

O que é o calor de combustão?

Calor (ou entalpia) de combustão de uma substância é a variação de entalpia (quantidade de calor libertada) verificada na combustão total de 1 mol de uma determinada substância, supondo-se no estado padrão todas as substâncias envolvidas nessa combustão.

O que é entalpia ou calor de combustão?

Entalpia de combustão corresponde à energia liberada, na forma de calor, em uma reação de combustão de 1 mol de substância.

Qual a definição de entalpia de ligação?

A energia de ligação, ou entalpia de ligação, é a energia absorvida na quebra de um mol de ligação, no estado gasoso, entre átomos a 25 oC e 1 atm. Essa definição pode envolver também a energia presente na formação da mesma ligação entre os mesmos átomos (separados), mas ela apresentará sinal diferente.