O QUE É E PARA QUE SERVE A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? Para Goleman, a inteligência emocional é a capacidade de reconhecer os nossos próprios sentimentos e os dos demais, de nos motivarmos e de manejar adequadamente as relações.
A Inteligência Emocional é a capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos. A partir desta definição, é possível entender porque as pessoas devem saber lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações em prol do êxito nas atividades.
É uma capacidade que pode ser medida por meio dos Testes de Quociente de Inteligência (QI) pelos quais o que se mede são as capacidades linguísticas e lógico-matemáticas. ...
Automotivação; Reconhecimento de emoções em outras pessoas; ... Inteligência emocional caracteriza-se pelo modo como as pessoas lidam com suas emoções e com as das pessoas próximas. Isto envolve características como empatia, motivação, liderança, cooperação, autoconsciência.
Os cinco pilares da Inteligência Emocional
Os cinco pilares da Inteligência Emocional
Os 5 pilares da qualidade de vida
Dicas sobre como desenvolver a inteligência emocional
Você em algum momento já deve ter ouvido falar em inteligência emocional, ou simplesmente QE (quociente emocional)....
Quais atitudes abaixo que quando cultivadas levam a Inteligência Emocional? Autocontrole; Auto confiança; Responsabilidades pelos seus atos;
Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso colocar os sentimentos para fora e aprender a conhecer os pontos fortes e fracos. Diferentemente de uma disciplina comum, as emoções não se aprendem ao ler um livro ou fazer um curso, sendo necessário praticar e experimentar situações diferentes.
Seja paciente e tente dirigir os estímulos numa condução de bons pensamentos. Reconhecer as emoções em outras pessoas: colocar-se no lugar do outro abre caminho para que possamos trabalhar a sensibilidade e a empatia. Todos possuem sentimentos e emoções, de diferentes intensidades e em diferentes momentos.
O papel da escola no contexto da educação emocional Muito pelo contrário: a educação emocional deve ser vista como uma forma otimizadora do processo cognitivo. Dizer que a emoção é importante no processo pedagógico é redundante. O diferencial hoje, parece estar na possibilidade de otimizar essa emoção.
Identificando e nomeando emoções
OBJETIVOS: Favorecer a auto-estima; refletir sobre seus sentimentos, externando-os; representar sentimentos de forma a melhor compreendê-los; falar de si; auxílio na construção da representação de si; trabalhar em grupo, solidária e respeitosamente.
Reconhecer as emoções é importante também por proporcionar o desenvolvimento da empatia nas crianças, que é, em linhas gerais, a capacidade de compreender e se colocar no lugar do outro. Quando a criança aprende a nomear e a reconhecer as emoções, sabe identifica-las não somente em si, mas também nos outros.
Dicas para falar de sentimentos com as crianças
As emoções são sensações físicas e emocionais provocadas por algum tipo de estímulo, que pode ser um sentimento ou um acontecimento. Situações de tristeza, felicidade, angústia e raiva são normais para qualquer ser humano e são importantes para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças.
As Emoções. A criança chora, ri, tem medo, raiva, alegria, tristeza, e sente amor. Tudo isso são emoções. Elas fazem parte da vida das pessoas desde sua infância contribuindo para seu desenvolvimento psíquico unido a formação motora sendo intrínsecas à dimensão física das pessoas.
Basicamente, a emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais que surgem quando o cérebro sofre um estímulo ambiental. Já o sentimento é uma resposta à emoção, ou seja, se trata de como a pessoa se sente diante de tal emoção.
Emoções básicas do ser humano
A palavra Emoção deriva do latim EMOVERE, onde: ... Assim, a palavra Emoção significa mover de dentro para fora, entrar em contato. Podemos dizer que é um modo de comunicar os nossos mais importantes estados e necessidades internos.
RAIVA,• MEDO,• TRISTEZA,• ALEGRIA,• AFETO. Diante de um estímulo, o nosso corpo reage de acordo com a circunstância e intensidade, desencadeando uma das cinco emoções básicas.
Pesquisadores norte-americanos identificaram 27 tipos de emoções que caracterizam as reações humanas às mais variadas situações, desafiando a velha suposição da psicologia que resume esses sentimentos em apenas seis tipos --felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo.