É o texto que antecede a história, normalmente contextualizando um pouco mais o leitor sobre as páginas que vêm a seguir. Ele pode contar sobre a experiência do autor durante a escrita e publicação da obra ou trazer opiniões sobre o livro, por exemplo.
Significado de Intermédio adjetivo Que se situa no meio; que permanece entre; intermediário. [Anatomia] Que está localizado entre uma estrutura medial e outra lateral.
Resenha: tem a intenção de avaliar uma obra, apresentando seus pontos positivos e/ou negativos com o intuito de incentivar ou não que seu leitor tenha contato com a obra original. Sinopse: tem a intenção de despertar interesse pela obra original através de um breve resumo.
Um resumo apresenta os principais aspectos de um texto original. A resenha tem o objetivo de construir as relações de propriedade do objeto analisado. ... Diferente da resenha, o resumo não pode conter opiniões, a não ser que sejam do autor do texto original.
Sinopse é um resumo, uma síntese de uma obra literária, científica etc. ... Resenha crítica, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos principais (positivos e negativos). Nesse caso é um texto de informação e de opinião.
Na notícia tem-se a narração de um fato ocorrido, enquanto em uma resenha crítica tem-se a exposição de fatos com a opinião do autor. A notícia trata-se de um formato de divulgação de fatos por meios jornalísticos, como: jornais; revistas.
Escrito de forma direta, a resenha crítica tem o objetivo de analisar uma obra, filme ou artigo. É importante destacar que na produção desse conteúdo é preciso fazer uma análise crítica sobre o documento solicitado, sem deixar de mencionar os aspectos positivos e negativos.
A resenha é um gênero textual sucinto, cuja principal característica é tecer, de maneira breve, uma crítica sobre determinado assunto. A resenha ideal é composta não apenas pela crítica direta, mas também por momentos de descrição, e esses dois elementos devem estar em perfeito equilíbrio em seu texto.
Uma resenha deve conter uma análise e um julgamento (de verdade ou de valor). Uma resenha pode ser: ... A apreciação, ou o julgamento em uma resenha descritiva julga as idéias do autor, a consistência e a pertinência de suas colocações, ao longo da descrição da obra, ou seja, trata-se de um julgamento de verdade.