adjetivo Que pode inscrever-se ou ser inscrito. Matemática Que se pode inscrever num perímetro dado ou numa superfície dada, especialmente num círculo ou numa esfera: todo polígono regular é inscritível.
Um quadrilátero é inscrit´ıvel quando os quatro vértices pertencem a uma mesma circunferência. Em um quadrilátero inscrit´ıvel os ângulos opostos s˜ao suplementares. A rec´ıproca do teorema anterior é verdadeira. Se um quadrilátero possui dois ângulos opostos suplementares ent˜ao ele é inscrit´ıvel.
Polígonos inscritos são aqueles que estão no interior de uma circunferência, de modo que todos os seus vértices são pontos dela. Já os polígonos circunscritos estão no exterior de uma circunferência e apresentam todos os seus lados tangentes a ela.
Um quadrilátero é dito convexo quando, ao tomarmos dois pontos distintos no seu interior, podemos traçar um segmento de reta totalmente no interior do quadrilátero, conforme a figura a seguir. ... Abaixo há um exemplo de um quadrilátero não-convexo.
Um quadrilátero é convexo quando a região plana limitada por seus lados é convexa, caso contrário ele é côncavo. Uma outra forma de definir quadriláteros convexos e côncavos é a seguinte: Um polígono é convexo se a reta que contém qualquer de seus lados deixa todos os demais lados no mesmo semiplano.
Os quadriláteros são divididos em três tipos: paralelogramos, trapézios e outros que não são trapézios nem paralelogramos e, por isso, não possuem lados paralelos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
360º
O quadrado é um quadrilátero (quatro lados) regular com lados congruentes (mesma medida) e ângulos internos retos (90°). A soma dos ângulos internos é igual a 360°. É um polígono e um quadrilátero pelo fato de ter quatro lados.