EQST

O Que A Supresso De Instncia?

O que é a supressão de instância?

A supressão de instância seria a análise, por um tribunal, de uma matéria ainda não julgada pela instância inferior. ... Sendo assim, não há de se exigir um prequestionamento na instância inferior.

Quando ocorre supressão de instância?

CONCEITO DE SUPRESSÃO DE INSTÂNCIA A supressão de instância é uma irregularidade processual que acontece quando a instância superior decide uma questão não examinada pela instância inferior.

O que é a supressão?

1 Ato ou efeito de suprimir. 2 Ato ou efeito de extinguir ou cancelar; cancelamento, eliminação, extinção. 3 Ato ou efeito de retirar (uma parte) de um todo; corte.

Quando o juiz deixa de apreciar um pedido?

Ao deixar de apreciar todos os pedidos da inicial, é de ser reconhecida a nulidade da sentença. Não é possível a este Tribunal apreciar, nesta oportunidade, o pedido não julgado pelo juízo de primeiro grau, sob pena de supressão de instância.

Pode o Tribunal conhecer de Matéria não apreciada em primeiro grau de jurisdição?

De acordo com o disposto no art. 1013 , § 3º , III , do CPC/2015 , a matéria não apreciada pelo juízo de primeiro grau, caso esteja devidamente impugnada e em condições de imediato julgamento, será decidida desde logo pela instância revisora.

O que é o princípio do duplo grau de jurisdição?

Resumo: O princípio do duplo grau de jurisdição tem a finalidade de garantir a realização de um novo julgamento, por parte dos órgãos superiores, daquelas decisões proferidas em primeira instância, apesar de, no cotidiano forense, ser alvo de argumentos prós e contra acerca de sua verdadeira eficácia no ordenamento ...

O que vem a ser o princípio tantum devolutum quantum Appellatum?

PRINCÍPIO TANTUM DEVOLUTUM QUANTUM APPELLATUM. POSSIBILIDADE DE APRECIAÇÃO, PELO TRIBUNAL, DAS QUESTÕES SUSCITADAS E DISCUTIDAS NO PROCESSO, AINDA QUE NÃO SOLUCIONADAS, DESDE QUE IMPUGNADAS.

Pode o Tribunal julgar todo o mérito da demanda ou deve determinar o retorno dos autos ao juízo de primeiro grau para que outra sentença seja proferida?

1.

Pode o tribunal em julgamento de apelação interposta contra sentença de extinção julgar o mérito sem que este tenha sido julgado pelo juízo a quo?

Sim, nos termos do art. 1.

O que significa julgar o mérito da causa?

Julgar o mérito é conceder ou negar a tutela jurisdicional postulada pelo autor – no segundo caso, concedendo-a ao réu. Quer se acolha ou rejeite a demanda do autor, julgar o mérito é sempre dispor sobre a pretensão deduzida...

O que significa mérito do processo?

Segundo o Dicionário Técnico Jurídico[1] Mérito significa: “Tudo quanto diz respeito à substância do pedido, ao conteúdo do feito, razão de ser de uma petição, arrazoado ou causa. O juiz, pela apreciação do mérito, julgará procedente a ação e dará sentença. ...

O que é o princípio da primazia do julgamento do mérito?

“Consagra o art. 6º, sobretudo, o princípio da primazia do julgamento de mérito, já que é por força dele que o Judiciário realiza a garantia constitucional do acesso à justiça, garantia que só se cumpre quando o provimento jurisdicional deságua em “decisão de mérito justa e efetiva”.

O que é mérito no recurso?

O conteúdo do juízo de mérito recursal é, portanto, a matéria devolvida, através da interposição do recurso, visando, em regra, reformar ou anular a decisão. Há, entretanto, situação diversa no caso de embargos de declaração que, ao contrário, têm em vista esclarecê-la ou complementá-la.

O que é mérito próprio?

Qualidade apreciável de uma coisa, de uma pessoa; aquilo que torna essa coisa ou pessoa boa. O que caracteriza a ação de merecer honras ou castigos; merecimento: condenado pelos seus méritos; prêmio recebido pelos seus méritos.

Qual a diferença do juízo de admissibilidade recursal e juízo de mérito?

O juízo de admissibilidade analisa se recurso atende os pressupostos formais exigidos pela lei. ... Já o juízo de mérito irá avaliar a matéria a qual o recurso desafia, ou seja, irá analisar as razões e o pedido constante do recurso, que não se confunde com o mérito da causa propriamente dito.

O que se entende por juízo de admissibilidade e juízo de mérito nos recursos trabalhistas?

O juízo de admissibilidade consiste na análise da presença ou ausência dos pressupostos de admissibilidade recursais, isto é, dos requisitos que devem estar presentes para que o recurso seja admitido, recebido, aceito pelo Poder Judiciário para julgamento do mérito.

O que é juízo de admissibilidade no novo CPC?

O juízo de admissibilidade consiste na atividade judicial pela qual o Poder Judiciário analisa se foram preenchidos os requisitos mínimos exigidos para que a sua inércia seja rompida.

Quem paga o preparo recursal?

Quem paga precisamente o valor devido de preparo, à evidência, terá o recurso admitido. Quem não pagou, terá direito a recolher o preparo depois de intimado, porém, em dobro (pena), à vista do novo §4º do art. 1.

O que é o preparo?

É o pagamento, feito na época certa, das despesas processuais correspondentes ao processamento do recurso interposto, que compreenderão, além das custas (quando exigíveis), os gastos do porte de remessa e de retorno e, se necessário, o deslocamento dos autos.

Como recolher taxa de citação postal?

* Caso o telegrama possua mais de uma página o valor a ser recolhido deve ser multiplicado pela quantidade páginas correspondentes....MODALIDADE CARTA.