A indexação é o processo de examinar arquivos, mensagens de email e outro conteúdo em seu computador e catalogar as informações, como as palavras e os metadados. Quando você pesquisa o computador após a indexação, ele analisa um índice dos termos para encontrar resultados mais rapidamente.
Dispor em índice, numa lista que metodicamente indica o conteúdo de alguma coisa; ordenar: indexar os livros de uma biblioteca. [Economia] Fazer indexação; reajustar os valores seguindo a variação de índices já estabelecidos pelo marcado financeiro.
Como indexar um periódico científico na base Scopus
A parte não classificada entre os estratos A e B e, portanto, sem impacto no Sistema Qualis, ficou distribuída entre os segmentos C e NP (não periódico). ... São classificados como NP (não periódico) veículos como magazines, diários, anais, folhetos, conferências, dentre outros.
A1 e A2: contempla periódicos de excelência internacional; B1 e B2: abrange os periódicos de excelência nacional; B3, B4, e B5: considera os periódicos de média relevância; C: contempla periódicos de baixa relevância, ou seja, considerados não científicos e inacessíveis para avaliação.
QUALIS é o conjunto de procedimentos utilizados pela CAPES para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. ... Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos periódicos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção.
O Qualis Periódicos possui 8 classificações: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, com A1 sendo a classificação mais elevada que um periódico pode receber, e C, tendo a pontuação zero. Cada área de avaliação tem a liberdade de estabelecer seus critérios para classificar os trabalhos.
Classificação Qualis (Capes)
Para saber a classificação de um periódico acesse a Plataforma Sucupira, onde se encontra atualmente a ferramenta da Capes. Em seguida selecione a janela “Evento de Classificação” e escolha a mais recente versão da classificação Qualis, que é feita a cada quatro anos (quadriênio).
a) A1, A2, A3 e A4 – número igual ou superior a 18 artigos por volume. b) B1, B2, B3 e B4 – número igual ou superior a 10 artigos por volume. c) C – Número igual ou superior a 5 artigos por volume.
O que significa ser “Qualis B-4”? ... O “Qualis-Periódicos”[2] é um sistema usado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para classificar qualidade dos artigos e dos periódicos científicos, a partir de artigos efetivamente utilizados pelos programas de pós-graduação.
Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para classificar a qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. ... A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização.
Atualmente, o Qualis serve como instrumento de avaliação dos programas de pós-graduação nacionais (stricto sensu, ou seja, a nível de mestrado e doutorado) em termos de produtividade do corpo docente e discente.
Sendo bem objetivo: a função do Qualis Capes é avaliar a produção científica desenvolvida pelos programas de pós graduação brasileiros de nível stricto sensu, ou seja, os mestrados e doutorados. ... Para isso, foi desenvolvida uma ferramenta com critérios de avaliação dessa produção científica.
O objetivo é assegurar a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado no país. Plataforma – O nome da Plataforma Sucupira é uma homenagem ao professor Newton Sucupira, autor do Parecer nº 977 de 1965. O documento conceituou, formatou e institucionalizou a pós-graduação brasileira nos moldes dos dias de hoje.
Sistema informatizado desenvolvido pela CAPES com o objetivo de coletar informações sobre os programas de pós-graduação Stricto Sensu do país. Subsidia o processo de avaliação realizado pela CAPES, bem como os programas de fomento e delineamento de políticas institucionais.
Os periódicos agora serão agrupados de acordo com a área que houver maior número de publicações. ... E essa área de maior publicações é denominada área-mãe. E nos casos de empate, foi considerada área-mãe aquela em que o número de publicações no periódico era mais representativo em relação ao total de produções da área.
O que difere as áreas de Medicina I, II e III são as especialidades médicas enfocadas. A Medicina I trabalha com programas multidisciplinares das ciências da saúde e com as especialidades clínicas em Oncologia, Cardiologia, Endocrinologia, Nefrologia, Pneumologia, Gastroenterologia e Hepatologia (CAPES, 2016d).
A Plataforma Sucupira é uma ferramenta de atualização e compartilhamento de informações acadêmicas. Assim, a CAPES consegue realizar o acompanhamento e as avaliações periódicas sobre os dados dos programas de pós-graduações existentes no país de forma mais eficiente.
Como verificar se o mestrado ou doutorado é reconhecido pelo MEC e Capes