A borracha natural é o poli-isopreno extraído do látex das seringueiras, e as borrachas sintéticas são polímeros diênicos sintetizados, como o polibutadieno e o neopreno. ... Mas praticamente toda a produção mundial de borracha natural vem da extração de látex da seringueira (Hevea brasiliensis).
A borracha pode ser feita a partir do látex (leite extraído da árvore Seringueira). O látex dá origem à borracha natural, a partir dela que se obtêm objetos de borracha como luvas, chaveiros, sapatos. Mas com o intuito de evitar a exploração de árvores, a borracha atualmente é fabricada a partir do petróleo.
Desenvolvida por cientistas americanos e alemães no início do século XX, as borrachas sintéticas têm como base os copolímeros Estireno e Butadieno. Copolímeros são polímeros derivados de mais de uma espécie de monômeros.
Resposta: No final do século XIX a recém-criada indústria de automóveis estava em plena expansão. As empresas e a classe média correram para adquirir o meio de transporte do momento. Com isso, a demanda pela borracha aumentou significativamente, pois este produto era matéria-prima para a fabricação de pneus.
A borracha natural é o produto primário da coagulação do látex da seringueira (Hevea brasiliensis). Hoje, a borracha sintética, cotômero natural em algumas aplicações e complementar em outras, é produzida a partir de derivados de petróleo. Tanto uma como outra tem como polímero fundamental o poli-isopreno.
Atualmente, a borracha é utilizada na fabricação de inúmeros produtos como pneus, luvas, mangueiras, acessórios para máquinas, elásticos, calçados, enfeites, joias e artefatos para cozinha.
Vantagens: resistência térmica, resistência à abrasão, prova d'água, qualidade superior. Desvantagens: não apropriado para solventes polares. O descarte inadequado de pneus, feitos a partir da borracha, é definitivamente um problema seríssimo.
Devido às características elásticas, isolantes (não conduz eletricidade) e com possibilidade de manipulação do material, a borracha é utilizada industrialmente para a confecção de preservativos, luvas de borracha, pneus, borrachas escolares, tênis, sapatos etc.
Foi a extração e comercialização da borracha que promoveu grande expansão na colonização da região Norte, atraindo riqueza e causando transformação cultural e social e grande impulso econômico e cultural às cidades de Manaus e Belém, até hoje os grandes centros da região.
Inúmeros materiais ao nosso redor são feitos de borracha, tais como os pneus dos carros, as luvas cirúrgicas, os balões de aniversário, os bicos de mamadeira, as borrachas escolares, preservativos e assim por diante.
O látex é encontrado em: utensílios de cozinha feitos de borracha, luvas, brinquedos, bico de mamdeira, chupeta, balões de festa, camisinha, bandas elásticas, borracha escolar, pneus e outros produtos derivados da borracha ou do látex.
A madeira é um recurso natural obtido do tronco das árvores. Ela é considerada um recurso renovável, já que novas árvores podem ser plantadas no lugar das que são derrubadas. Utilizada pelos humanos desde a pré-História, é uma matéria-prima de grande importância. A madeira é um recurso natural que vem das árvores.
Resposta. É obtida através das árvores. Mas para isso, é utilizado a prática do desmatamento. É utilizada, em industrias de moveis, brinquedos,etc.
O processo de produção das placas, propriamente dito, começa com as toras sendo descascadas em um tambor descascador, onde elas se chocam até que as cascas soltem-se naturalmente. A próxima etapa é a de picagem e produção dos cavacos (pequenos pedaços de madeira que podem ter tamanhos variáveis entre 5 a 50mm).
a) A extração de madeira ocorre de duas formas principais: corte direto na natureza ou em plantações feitas para tal prática. Prejudica o ambiente uma vez que transforma habitat, libera gases prejudiciais e etc. ... Suas consequências são o esgotamento do solo e a destruição da natureza.
É obtida do corte das árvores, é preciso que a extração seja feita em florestas controladas, onde apenas uma pequena fração das árvores é cortada para evitar o desmatamento em larga escala.
O registro da exploração de madeira é uma das mais proeminentes e mais conhecidas formas de degradação e destruição da floresta. ... Operações típicas de exploração são muito prejudiciais para o ecossistema da floresta.