Prosódia é o emprego correto da acentuação tônica das palavras.
- Algumas palavras apresentam dupla prosódia, ou seja, dupla pronúncia e grafia, mantendo o mesmo significado. Exemplos de dupla prosódia: acrobata e acróbata.
A ortoépia volta-se para a pronúncia correta das palavras, e a prosódia, para a acentuação correta das palavras. A ortoépia trata da pronúncia correta das palavras.
Não tem como infligir leis e infringir normas, ou se usa um verbo ou outro! ... Infringir é quando alguém transgride, viola, desrespeita uma lei. Infligir é quando uma pena ou castigo é aplicado, quando alguém ou algo sofre algum tipo de dano ou prejuízo.
O verbo infligir significa aplicar pena de castigo, causando dano, prejuízo ou sofrimento a alguém; já o verbo infringir significa transgredir, desrespeitar, desobedecer. Veja abaixo algumas situações: a) O aluno infringiu as regras da escola.
Quem possui deficiência auditiva não consegue discriminar os sons com nitidez. Nesse caso, o significado que melhor se adapta é de separar sons diferentes, logo, discriminar. Hoje são muitos os governos que passaram a combater o tráfico de entorpecentes com rigor.
Os parônimos são as palavras que se assemelham na grafia e na pronúncia, entretanto, diferem no sentido. Por isso, é muito importante tomar conhecimento desses termos para que não haja confusão. A seguir, alguns exemplos de palavras parônimas: Absolver (perdoar) e absorver (aspirar)