A hérnia de hiato é um diagnóstico muito comum em laudos de endoscopias, principalmente em casos de pacientes com refluxo. Ela ocorre devido ao alargamento anormal do orifício por onde passa o esôfago, entre o tórax e o abdômen, podendo levar a uma projeção do estômago em direção à caixa torácica.
Endoscopia digestiva alta Para o diagnóstico endoscópico da hérnia hiatal, considerou-se elevação da linha Z de 2 cm ou mais acima do pinçamento diafragmático, sendo hérnia hiatal não-volumosa aquelas entre >2 e 5 cm.
A operação demora 1 hora e é feita sob anestesia geral.
Fica em torno de 4500 reais com equipe cirurgica e internação no hospital.
Converse com seu cirurgião de confiança, para melhor escolha de tudo que envolve tal procedimento. Dependerá do local onde for realizada a cirurgia. Esse valor pode variar entre 3700 até 8500 reais nos hospitais em que atendo.
CUIDADOS APÓS A CIRURGIA No início, se ingere alimentos mais líquidos e com o passar do tempo vai-se aumentando a consistência. Geralmente após 30 dias volta-se a comer normalmente. Água, chá, leite, suco de frutas natural, caldo de sopa, gelatina, sorvete e demais alimentos líquidos conforme aceitação.
Durante o pós-operatório da cirurgia de refluxo gastroesofágico é recomendado adotar uma dieta líquida ou pastosa....Cuidados com a alimentação durante o pós-operatório
Quem tem refluxo também pode comer a batata inglesa e a batata doce. Os tubérculos ajudam a reduzir a acidez do estômago, auxiliam na digestão, além de serem fontes de vitaminas do complexo B e C, fósforo, potássio e cálcio.
Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos: