O conceito de sustentabilidade corporativa está baseado em 3 pilares: econômico, ambiental e social. Quanto mais integrados forem esses pilares, melhores serão os resultados para a corporação, as pessoas e o planeta. Assim, ser uma empresa sustentável é sinônimo de inovação, competitividade e diferencial de mercado.
Características da Cidade Sustentável
Cidades sustentáveis são aquelas que possuem ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da sua população, pautadas na economia sustentável, vitalidade cultura e principalmente na responsabilidade ambiental.
Chamamos de cidade sustentável aquela que incorpora ações de sustentabilidade em seus serviços fundamentais, como segurança, transportes, educação, saúde, coleta de lixo, saneamento, energia, etc. As ações podem ser variadas, mas devem contribuir para o desenvolvimento ambiental e econômico da cidade.
O papel sustentável pode ser definido como um papel cujo processo produtivo está de acordo com as normas ambientais. Ele preserva ou reutiliza recursos, bem como consegue criar uma relação equilibrada entre lucros, sociedade e ecologia.
Embalagens de vidros – Facilmente reutilizadas em casa Embalagens de vidro não liberam substâncias tóxicas e podem ser recicladas e transformada em outra, sem nenhuma perda de matéria-prima. Dessa forma, ela é considerável por muitos a embalagem mais sustentável do planeta.
São consideradas embalagens sustentáveis principalmente as feitas de material orgânico e/ou recicláveis, que não demandam muita energia e recursos naturais em sua produção e que, após o seu descarte, tenham impactos ambientais reduzidos, podendo ser medidos por meio da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de produtos.
Calcário. Pedras calcárias, junto com uma pequena quantidade de polietileno, estão sendo usadas para criar embalagens sustentáveis. Parecido com um papel, o material tem alto rendimento, já que é feito através de uma pedra, e ajuda a salvar muitas árvores.
Uma embalagem é considerada biodegradável quando é possível realizar a sua decomposição naturalmente, ou seja, sua biodegradação.
Entenda os benefícios desses produtos O uso de embalagens biodegradáveis traz diversos benefícios para a empresa e para o meio ambiente. Investir nessas peças ajuda a reduzir a poluição ambiental e a contaminação do solo, da água e do ar. Isso porque elas serão facilmente decompostas por bactérias e fungos.
Estima-se que resíduos de embalagens provoquem anualmente a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100 mil mamíferos marinhos. A produção da embalagem envolve gasto de energia e de matérias primas. Em muitos casos, a fabricação gera subprodutos nocivos e poluição.
O quarteto vinagre, sal, suco de limão e bicarbonato de sódio pode fazer milagres na faxina doméstica e não agride nem a saúde nem o meio ambiente.
As embalagens de papel oferecem ótima qualidade de impressão, combinando imagens e cores de forma nítida. Também é possível colocar vernizes, recursos gráficos e relevos, que agregam valor ao produto e atribuem um diferencial à marca.
Otimização e sustentabilidade
Os conservantes, resumidamente, são substâncias químicas (naturais ou sintéticas) adicionadas a um produto (alimento, cosmético, fármaco...) com o propósito de aumentar o seu tempo de vida útil, protegendo-o de bactérias, fungos, leveduras e quaisquer tipos de organismos ou reações químicas que possam tornar o item ...