A frutose ou "açúcar de fruta" é um importante monossacarídeo, assim como a glicose. Ela é naturalmente encontrada em frutas, no mel, no agave e na maioria dos vegetais de raiz. Além disso, é comumente adicionada a alimentos processados na forma de xarope de milho ou xarope de frutose.
No estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), em meio ácido (presença de ácido clorídrico), inicia a "quebra" das proteínas. Do estômago, o bolo alimentar passa ao intestino delgado, onde será banhado por sucos digestivos produzidos pelo pâncreas, pelo fígado e pela parede do intestino.
Quando consumida, ela se transforma em glicose, funcionando como importante fonte de energia para o organismo. Por conta disso, inclusive, frutas e outros alimentos fontes de frutose são indicados para a alimentação pré e pós treino - já que ajudam a conceder energia e combater a fadiga.
Frutas e vegetais com baixo teor de carboidrato Abobrinha, acelga, agrião, alface, aspargos, berinjela, brócolis, cenoura, chicória, repolho, couve flor, espinafre, nabo, pepino, abóbora e tomate; Abacate, morangos, framboesa, amora, mirtilos, pêssego, cereja, ameixa, coco e limão.
Alimentos ricos em carboidratos complexos