De uma forma simples, os folículos são os óvulos do seu ovário. São sinais de ovulação. São os chamados cistos funcionais, isto é, do próprio funcionamento do ovário. Não precisam de qualquer tratamento medicamentoso ou cirúrgico.
Um bom folículo dominante no ovário, é aquele que mede cerca de 14mm até 30mm. Ele é um sério candidato à ser liberado para ovular e ser fecundado para dar origem à um bebê. Após atingir o tamanho ideal, de 19 a 30mm, ele recebe um estimulo do LH que faz a ruptura desse folículo e libera então o óvulo.
O desenvolvimento dos folículos é monitorado por ultrassonografias em série realizadas normalmente a cada dois dias. Quando no ultrassom o médico identifica que os maiores folículos estão com cerca de 18 mm de diâmetro médio, tamanho ideal para a ovulação, a próxima etapa tem início, a indução da ovulação.
Quando o LH entra em ação e tem o seu pico (detectado por testes de ovulação ou de saliva) o folículo é liberado em até 48 horas. Depois da liberação e rompimento do folículo o óvulo sai e é capturado pelas trompas e ali permanecem por 24 horas.
Dessa forma, oportuniza prever os dias mais adequados para ter relações sexuais com a finalidade de engravidar. Em um ciclo de 28 a 30 dias, entre o 10º e 12º dia, deve haver folículo dominante, ou seja, com mais de 10mm.
Os folículos crescem cerca de 2mm por dia, até atingirem de 20mm a 26mm. Só então o folículo dominante libera o óvulo.
Calcula-se que o cabelo cresça, em média, 1 milímetro a cada três dias, o que dá cerca de 1 centímetro ao mês e 12 centímetros por ano. A velocidade pode variar de um indivíduo para outro, mas se mantém constante para cada um.
Qual o tamanho máximo do folículo para ser considerado viável para ser fertilizado, de um ciclo que foi utilizado Clomid? O folículo é considerado maduro quando ele mede 16 à 22mm no ultrassom. Caso esteja acima disso, provavelmente ele virou cisto e terá regressão espontânea na mesntruação.
O tempo de vida do óvulo é de aproximadamente 24 horas depois de ser liberado do ovário, já o espermatozoide dura até 72 horas dentro do corpo da mulher. Gráfico representando a ovulação e as variações nos níveis hormonais durante o ciclo menstrual.
O corpo lúteo é relativamente grande em relação ao ovário, tendo cerca de 2 a 5 cm. A função do corpo lúteo é preparar o útero e manter a gravidez até que a placenta comece a secretar a progesterona.
O corpo lúteo é uma estrutura que se forma no ovário da mulher logo após a liberação de ovócitos durante a ovulação e que tem como principal função favorecer a fecundação e a implantação do embrião fecundado no útero, resultando na gravidez.
Cisto de corpo lúteo – o corpo lúteo é uma área de tecido dentro do ovário que aparece após a liberação do óvulo de dentro do folículo. Se não ocorre gravidez, o corpo lúteo geralmente regride e desaparece. No entanto, ele pode ser preenchido de fluido ou de sangue e persistir dentro do ovário.
Esse problema feminino não causa infertilidade para o casal, mas pode gerar dificuldades para a gravidez devido a possíveis alterações hormonais, irregularidade ou ausência de menstruação e disfunções no processo ovulatório.
Os cistos no ovário impedem a gravidez. Mito. É muito raro um cisto ovariano causar infertilidade, mas ele pode dificultar a concepção devido às alterações hormonais que provoca. É recomendável que a mulher faça o acompanhamento do cisto ovariano antes de tentar engravidar.