Como Feito O Exame De Bipsia?

Como feito o exame de bipsia

A biópsia é um exame que serve para analisar a saúde e a integridade de diversos tecidos do corpo como pele, pulmão, músculo, osso, fígado, rim ou baço. O objetivo da biópsia é observar qualquer mudança, como alteração da forma e do tamanho das células, sendo útil até mesmo para identificar a presença de células cancerígenas e outros problemas de saúde.

Institucional

Para emitir o seu laudo, o patologista ainda teria que analisar a amostra minuciosamente. Longe de ser um diagnóstico automatizado, impresso rapidamente por uma máquina, ele levaria tempo e diversas etapas. Só depois disso o especialista poderia entrar com seus anos de experiência e estudo para comparar as imagens obtidas com tudo o que aprendeu para emitir seu parecer.

Depois disso, seria a vez da etapa chamada de processamento histológico, em que o material seria submetido a uma sequência de produtos químicos que o preparariam para ser cortado em fatias muito finas, de três a cinco micrômetros, ou seja, cerca de 200 vezes mais fina que 1 milímetro. Este corte seria colocado em uma lâmina de vidro, corado, protegido com uma lamínula de vidro e encaminhado para análise no microscópio pelo médico patologista.

Leia também: Reserva ovariana: Como investigar e quais são os exames indicados

Passo a passo da biópsia: o caminho do seu exame até o microscópio

Passo a passo da biópsia: o caminho do seu exame até o microscópio

Dessa maneira, o procedimento de coleta da amostra através da biópsia costuma ser rápido, geralmente o exame é realizado em alguns minutos. Contudo, o resultado do diagnóstico definitivo pode demorar alguns dias ou até poucas semanas, dependendo da necessidade de se realizar outras técnicas complementares. 

No caso das biópsias internas, o procedimento é geralmente orientado por imagens, usando técnicas como a tomografia computadorizada, ecografia ou ressonância magnética, por exemplo, que permitem a observação dos órgãos.

48th Annual Scientific Meeting of the Australasian Division in Brisbane are available: Deadline October 31st

Na maior parte dos casos as biópsias são feitas com anestesia local ou com sedação leve, sendo geralmente um procedimento rápido, indolor e que não exige internamento. Durante este procedimento o médico irá recolher o material, que será posteriormente analisado em laboratório. 

O ideal é fazer anualmente o exame Papanicolau, também conhecido como citológico ou preventivo.

O que é biópsia e como é feita

O que é biópsia e como é feita

Segundo o médico, a anestesia geral só é recomendada quando a coleta do material é feita através de uma cirurgia. “Em geral, a retirada da amostra é simples, realizada dentro do consultório médico”, explica.  

Por exemplo, se você precisa fazer uma endoscopia e o médico suspeita de gastrite, esofagite ou infecção pela bactéria H. Pylori, certamente ele precisará coletar material para fazer uma biópsia.

Os patologistas analisam se as amostras apresentam características próprias, especialmente de alguma doença específica, através do preparo do material em lâminas e submetidas a um processo de coloração convencional. Em algumas situações, é necessário complementar o exame convencional com técnicas mais específicas, como a imunoistoquímica ou testes moleculares.

Biópsia x tumor maligno 

É fato que o diagnóstico de um tumor maligno sempre é definido por uma biópsia. Em casos de biópsias negativas para malignidade, mas com lesões muito suspeitas, sempre é recomendado repetir o procedimento desse exame, para afastar a possibilidade de uma primeira amostragem não ter sido satisfatória. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de exames complementares para definir o diagnóstico com precisão, como, por exemplo, nos linfomas, os quais apresentam diversos subtipos.

Após chegar em casa, ela sabia que teria que aguentar a ansiedade por bastante tempo, então se ocupou lendo sobre o que aconteceria com aquela parte dela que tinha sido encaminhada para análise. Ela descobriu que essa amostra permaneceria no fixador à temperatura ambiente por um período entre 12 e 24 horas, não podendo ficar assim mais de 48 horas. Após essa fixação, ela seria primeiramente examinada a olho nu pelo médico patologista, uma etapa conhecida como macroscopia. Esse profissional iria analisar a peça para descrever seu formato e eventuais alterações que pudessem indicar algum crescimento fora do normal.

MAIS LIDOS

A biópsia é um procedimento médico realizado para obter uma amostra de tecido ou células do corpo de uma pessoa. Ou seja, um pequeno pedacinho seu precisará ser coletado. Ela também é conhecida como punção biópsia.

Geralmente os procedimentos de biópsia são realizados sob algum tipo de anestesia (local ou geral), não causando dor aos pacientes. “Um pequeno desconforto local pode ocorrer após o procedimento, o qual pode ser controlado com analgésicos comuns”, garante o Dr. Vartanian.

O que uma biópsia pode detectar?

A biópsia é um exame que consiste na retirada de uma pequeno nódulo suspeito, em qualquer parte do corpo, para realizar uma análise laboratorial. É um exame diagnóstico cujo objetivo é saber se nessa amostra há presença de câncer, outras doenças ou não.

Quando a biópsia da negativa?

Quando há discordância entre a clinica e a patologia, deve ser retirada toda a lesão. Quando temos uma lesão suspeita pela imagem,deve fazer uma biopsia. Se der negativo deve ser retirada toda área para fazer um histopatológico da peça. O caso é que as vezes, mesmo sendo cancer, a biopsia dá falso negativa.