Resposta. Resposta: Na França do Antigo Regime, a Assembleia dos Estados Gerais, ou simplesmente Estados Gerais (em francês, États Généraux) era uma assembleia consultiva e legislativa das três classes sociais (estados) do país. Cada estado se reunia em sua própria assembleia, que era convocada e dissolvida pelo rei.
A Assembleia Constituinte é o órgão responsável pela elaboração da Constituição de um país, dando início a um novo ordenamento jurídico. ... Sendo um órgão colegial e representativo, a Assembleia é composta por diversos indivíduos, escolhidos para representarem o povo de seu Estado.
Era uma reunião dos 3 Estados ( proletariado, clero e nobreza). Nessa reunião ficavam encabidos de voltar, mais so um voto de cada estado.
A Assembleia dos Notáveis (em francês Assemblée des notables) era um grupo de nobres de títulos elevados e funcionários do governo com funções deliberativas que eram convocados pelo rei da França em ocasiões extraordinárias para servir-lhe de órgão consultivo em questões do Estado.
O Terceiro Estado exigia o fim do voto por ordens e propunha o estabelecimento do voto individual: a cada homem, um voto. O Terceiro Estado estava em clara desvantagem em relação ao clero e à nobreza, ordens sociais francesas que certamente votariam de acordo com os interesses do rei.
A Assembleia Constituinte conseguiu reunir 84 de seus 100 deputados, de 14 províncias. Representava a elite política e intelectual da época, composta de magistrados, membros do clero, fazendeiros, senhores de engenho, altos funcionários, militares e professores.
Baseado nesse choque de interesses, o monarca demitiu o ministro e deu um golpe no dia 12 de novembro de 1823, apoiado pelos militares, dissociando a Assembleia Constituinte. Esse acontecimento ficou conhecido na história do Brasil como a Noite da Agonia.
Resposta. Porque tipo, a constituição que foi feita pela assembleia constituinte, "tirava"ou "diminuia" os poderes de Dom Pedro I, através dos 3 poderes. Então ele fechou a assembleia constituinte e criou o 4 poder, que é o poder moderador.
Resposta. Para fazer parte da vida politica brasileira na constituinte de 1823 era preciso ter uma certa quantia de plantação de mandioca, por isso também ficou conhecida como constituição da mandioca.
Resposta. Por que limitava os poderes do Imperador. impedir o absolutismo.
Esse projeto foi apelidado popularmente de Constituição da Mandioca. Isso porque um dos seus mais peculiares aspectos era que o voto era restrito apenas àqueles que tivessem certo nível de renda, que por sua vez era medida em – pasme – quantidade de farinha de mandioca.
Resposta. Resposta: pois, no projeto da constituição, o predomínio do poder legislativo sobre o executivo, o que contrariou profundamente D. Pedro I, já que tinha ideais absolutistas e centralizadores.
Pedro I odiou o projeto de Constituição. Ele esperava ganhar muito mais poderes. Em novembro de 1823, em resposta, fechou a Assembleia e expulsou Bonifácio do país. ... Em 1831, passando por cima da mágoa, aceitou o convite de Pedro I para ser o tutor de Pedro II, de 5 anos.
Assim, em 7 de setembro de 1822, durante uma viagem a São Paulo, o príncipe proclama a “Independência” se tornando o primeiro imperador do Brasil. ... Aclamado no Campo de Santana, a imensa praça passou a se chamar Campo da Aclamação, atualmente Praça da República.