A prática da utilização de empilhadeiras como equipamento para elevação de pessoas é muito discutida, e as próprias normas regulamentadoras apresentam divergências em suas instruções. A NR 29 deixa explícito que é proibido o uso de equipamentos de guindar para elevação de pessoas.
No topo da unidade de rotação há três partes principais, que são o braço longo horizontal, a lança e a cabine do operador. Normalmente, é um guindaste com um braço articulado que tem o seu gancho também se movendo para cima e para baixo. Em suma é um guindaste comum, com a única diferença sendo o braço articulado.
O funcionamento de um guindaste depende de uma relação matemática entre a força utilizável no gabo de aço e o ângulo em que se encontra o material a ser erguido. ... O guindaste propriamente dito movimenta-se de um lado para o outro sobre uma ponte que atravessa toda a largura da área de trabalho.
Para serem montados, os gigantes chegam ao canteiro de obras em 10 a 12 carretas, variando com o tamanho da estrutura. Utiliza-se um guindaste móvel para montar a lança e o braço menor em um mastro de 12 metros de altura. ... Depois de aparafusada a seção, o guindaste fica 6 m mais alto.
Como explicamos acima, a categoria C é necessária para a condução de veículos com peso bruto acima de 3.
IACO
Ligue (11) 4753-4181 ou WhatsApp (11) Curso de Operador de Guindauto Munck – R$ 700.