FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) é um método utilizado para prevenir falhas e analisar os riscos de um processo, através da identificação de causas e efeitos para identificar as ações que serão utilizadas para inibir as falhas.
E o que é FMEA, na tradução para o português? Análise de Modos de Falha e seus Efeitos. Trata-se de uma metodologia que permite analisar possíveis falhas e o que sua ocorrência poderia causar dentro de uma indústria.
Fêmea (♀) é o sexo de um organismo, ou de uma parte de um organismo, que produz óvulos não móveis. Os mamíferos (incluindo os seres humanos) do sexo feminino, têm dois cromossomos X.
O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é um processo de melhoria que apresenta 8 etapas, sendo que cada uma delas contribui para a identificação dos problemas e a elaboração de ações corretivas e preventivas para eliminá-los ou minimizá-los.
O Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) tem como objetivo identificar e analisar as possíveis falhas do projeto ou processo e seus efeitos, como também buscar ações para reduzir ou eliminar os efeitos dessas possíveis falhas (Aiag, 2008).
A principal diferença entre FMEA e FMECA reside no fato que a primeira é uma técnica mais ligada ao aspecto qualitativo, sendo muito utilizada na avaliação de projetos, enquanto a segunda inclui o que se denomina Análise Crítica (CA – Criticality Analysis).
Falhas no processo da indústria: como identificar e solucionar
Entre os profissionais de manutenção e as atividades realizadas no setor, o conceito de falha pode ser definido pela incapacidade de um ativo em desempenhar a sua função. Enquanto a quebra é caracterizada como um estado, a falha é um evento.
Falha: É um comportamento inesperado do software. Uma falha pode ter sido causada por diversos erros, mas alguns erros podem nunca causar uma falha. ... O defeito é a causa de um erro, porém se uma linha de código que contém o defeito nunca executar, o defeito não vai provocar um erro.
A Falha Potencial é o momento em que a falha nasce no ativo. Ela ainda é uma falha em estágio inicial, ela não compromete por completo o funcionamento do equipamento, mas diminui sua performance a cada minuto que se passa.
Uma falha é definida como a perda da função. Uma falha funcional é definida como a incapacidade de qualquer ativo de cumprir uma função, para um padrão de desempenho que é aceitável pelo usuário. Os padrões de desempenho devem ser definidos em conjunto pelos departamentos de engenharia, produção e manutenção.
Na curva P-F, o desempenho ou condição de um ativo declina ao longo do tempo, levando a falha funcional (isto é, perda de função para a qual se destinava). Desta forma, o objetivo da Curva P-F é determinar o intervalo P-F. Ou seja, o intervalo entre a Falha Potencial e a Falha Funcional.
Falha funcional: Uma falha funcional é caracterizada pela incapacidade de um ativo em realizar as suas funções de projeto. Logo, a falha funcional é um estágio mais avançado em comparação com a falha potencial. Logo, a perda de função a que o ativo foi projetado é uma falha funcional.
As falhas na indústria podem ser classificadas de acordo com seu período de incidência entre intermitentes, sistemáticas, aleatórias ou graduais. ... Seja qual for seu intervalo, toda falha passa por uma linha de evolução até que chegue ao estado de quebra.
Plano de manutenção preventiva: 6 passos para fazer o seu